Como era a internet em 2003?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.2 / 5 19 votos

Nessa época, a Internet era tão lenta que tornava praticamente inviável assistir a um vídeo online. Os usuários nem imaginavam que serviços de streaming, como Netflix e YouTube, poderiam se tornar tão populares. Para ver vídeos, era necessário fazer o download do arquivo, o que poderia levar horas e até dias.

A internet discada era uma forma de se conectar à internet nos anos 90 que consistia no tráfego de dados através de uma linha telefônica. Por isso, era preciso ter um telefone fixo em casa e contratar os serviços de um provedor que poderia ser pago ou gratuito.

Na segunda metade da década de 2000, a conexão discada perdeu espaço para a banda larga no Brasil. Em 2007, 50% dos usuários de internet no país usavam banda larga enquanto 44% usavam conexão discada.

A internet discada foi uma das primeiras formas de conexão virtual a chegar ao Brasil, tornando-se popular em 1990. Basicamente, ela funcionava por meio de uma linha telefônica que como seu nome indicava, “discava” os dados de conexão com a rede online.

Nos anos 2000, a Internet era discada e conectada a uma linha telefônica. Na prática, isso significava que, enquanto o usuário estivesse conectado à web, a linha estaria ocupada, não sendo possível realizar ou atender chamadas. A conexão era intermediada por um modem, que ligava o computador à linha.

As quedas de conexão eram frequentes nessa época. Ou seja, o usuário, além de demorar para conseguir se conectar à rede, sofria com perdas de conexão repentinas. Essa instabilidade era capaz de irritar qualquer um, principalmente, quando acontecia no final do processo de download de um arquivo.

1995

A primeira rede acadêmica brasileira, de 1992, tinha capacidade de 64 Kb/s. Para se ter uma ideia, era possível receber mensagens de texto, e-mails, transferir arquivos (com um pouco de paciência) e acessar websites não muito complexos. A abertura da internet comercial só viria três anos depois, em maio de 1995.

de 1969

Arpanet e a origem da internet
Nesse momento, surge o protótipo da primeira rede de internet, a Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network). Assim, no dia 29 de outubro de 1969 foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford.

A internet discada, também conhecida como dial-up, é uma conexão via telefone. Ou seja, seu computador é ligado à WEB por meio de uma linha telefônica e um provedor. Dessa forma, quem ainda não tem internet banda larga ou está sem o serviço no momento, consegue conectar a partir do serviço de telefonia fixa.

A conexão de internet discada não passava de uma ligação telefônica (e era cobrada como tal), mas a partir do momento em que o modem entrava em contato com o provedor, a comunicação passava a ser em linguagem de máquina.

Banda larga e Wi-Fi
A banda larga começou a substituir a discada no início de 2000, com metade de todos os usuários da Internet possuindo uma conexão de banda larga em 2007.

Em meados da década de 1990, a internet discada surgiu como uma opção para que mais pessoas começassem a acessar a internet, já que bastava ter uma linha telefônica em casa para se conectar. Basicamente, funcionava assim: o cabo da linha telefônica era ligado no computador por meio de um modem.

Naquela época as conexões de internet chegavam a “incríveis” 56 Kbps (ao menos no Brasil), e o todo mundo tinha um nível de paciência acima do normal. O download de um simples jogo com tamanho de 20 MB demorava um pouco mais de uma hora.

Os brasileiros que mais acessaram a internet em 2005 moravam nos estados da Região Sudeste do país (26,3%), à frente dos usuários da Região Sul (25,6%), mas o Distrito Federal é o local em que foi registrado o maior índice de internautas - 41,1% da população acima de 10 anos estavam conectados em 2005.

Como a conexão de internet nos idos de 2001 era discada, os sites tinham poucas fotos. No caso do Yahoo!, as únicas imagens eram da logo e dos principais serviços. Ainda não era o portal de notícias que temos hoje, mas já era um dos mecanismos de busca preferidos da maioria dos usuários de internet.