O que o brasileiro faz na internet?

Perguntado por: dmeireles . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.1 / 5 20 votos

Entre as atividades na internet, 93% dos participantes da pesquisa disseram que usam a web para enviar mensagens, outros 82% para chamadas de vídeo, 81% para acessar redes sociais, 73% para assistir à vídeos e ouvir músicas, 54% para ler jornais, revistas ou notícias, 50% para acompanhar transmissões ao vivo e 50% para ...

As atividades mais populares incluem redes sociais, compras online, streaming de vídeo e música e buscas online.

Resposta: pesquisa de trabalho, receitas, jogos, soluções, musicas programas de TV, empregos, aulas e etc.

O uso da internet móvel para chamadas de voz ou vídeo (95,7%) ultrapassou o das mensagens de texto, voz ou imagens (94,9%), finalidade mais frequente até 2019 (95,8%). De 2019 a 2021, o número de domicílios com TV no país subiu de 68,4 milhões para 69,6 milhões.

A utilização exclusiva de dispositivos móveis é maior entre mulheres (64%), pretos (63%) e pardos (67%). E ainda entre aqueles pertencentes às classes D e E, com 84%. Outros 38% compartilham a conexão via computador. Já 55% usam os televisores.

Serviços e Ferramentas na Internet
O correio eletrônico, o acesso remoto (Telnet) e a transferência de arquivos (FTP) compõem a tríade dos serviços básicos da Internet.

As principais atividades são as seguintes: redes sociais (73%), trabalhos escolares (68%), pesquisa (67%) e mensagens instantaneas (64%); 79% têm perfil em redes sociais. A maior concentração é entre os jovens de 15 a 17 anos (95%), seguidos pelos de 13 a 14 anos (88%), de 11 a 12 anos (68%) e de 9 a 10 anos (43%);

51% dos jovens conectados leem e/ou assistem a notícias pela Internet. Engana-se quem pensa que os jovens brasileiros utilizam a Internet somente para bater papo, jogar games e acessar entretenimento. A TIC Kids Online Brasil descobriu que 51% dos jovens se conectam para consumir notícias e se manterem atualizados.

A atividade mais realizada pelos jovens na internet é ouvir música (87%); seguida por assistir vídeos, filmes ou séries (82%); pesquisa para trabalhos escolares (80%); envio de mensagens instantâneas (79%); pesquisa por iniciativa própria (65%); conversas por chamadas de vídeo (32%).

No Brasil, destacam-se grandes operadoras de internet como Claro Banda Larga, Tim Live ou Vivo Fibra. Mas há também pequenos provedores, que oferecem serviços localizados em regiões ou municípios mais distantes.