Como entender a carta de concessão?

Perguntado por: asales . Última atualização: 19 de julho de 2023
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A carta de concessão trará informações relevantes, como:

  1. identificação do titular e do benefício;
  2. NIT (Número de Registro do Trabalhador);
  3. data da solicitação, concessão e pagamento;
  4. data de autorização;
  5. valor base e do pagamento;
  6. memória de cálculos;
  7. forma de pagamento dos ordenados.

5) Como consultar a carta de concessão do INSS

  1. indo até uma das agências do INSS (lembrando que é necessário agendar previamente a visita, através do MEU INSS);
  2. acessando o site ou aplicativo do MEU INSS;
  3. ligando para o telefone 135 e solicitando o envio de uma 2ª via pelos Correios.

Depois que você já está com a carta de concessão do seu benefício, o INSS tem um prazo mínimo de 45 dias para começar a realizar o pagamento do benefício concedido.

O Número do Benefício (NB) do INSS é um número único que o segurado possui para cada tipo de benefício que esteja vinculado a ele. Veja mais: Carta de Concessão: o que é e como solicitar pela internet?

Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

O valor pode ser calculado de maneira simples: (Salário Bruto / 100) x Valor da alíquota. Sendo assim, vamos a um exemplo prático. Se o trabalhador ganha R$ 2.500, a alíquota dele é de 12%. Logo, de acordo com o cálculo acima, ele pagará R$ 300,00 de contribuição.

Caso o pedido seja aprovado, o INSS encaminha a carta concessão para o beneficiário, em seu endereço cadastrado no sistema. Geralmente, o documento chega em cerca de 30 dias, conforme o serviço de entrega dos Correios. A carta também pode ser obtida online, no portal Meu INSS.

A principal forma de saber se a aposentadoria foi concedida é por meio da carta de concessão emitida pelo INSS.

Como faço para receber o prim​​eiro pagamento? Você vai receber uma carta de concessão do benefício do INSS. Com ela em mãos, basta você ir à Agência CAIXA indicada pelo INSS e apresentar documento oficial de identificação com foto.

PAGAMENTO: Quem não sacar benefício em 60 dias tem que pedir desbloqueio ao INSS. Da Redação (Brasília) - Os benefícios que não são sacados em 60 dias, depois da data prevista para o pagamento, são devolvidos pelo banco ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como consultar a situação do meu benefício INSS – A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7.

O número final do benefício consta no próprio cartão de benefício. Não se deve contar o último dígito verificador que aparece depois do traço. No cartão de pagamento, o Número do Benefício fica logo abaixo do nome completo do titular.

Onde fica o número do benefício do INSS? Você pode encontrar o número do benefício do INSS no site ou app do Meu INSS, pela Carteira de Trabalho (na maioria das vezes é o mesmo número do PIS/PASEP), Carta de Concessão do benefício, pelo telefone 135 ou indo até uma agência física da Previdência Social.