Quanto tempo demora para reativar benefício suspenso?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

30 dias

Quanto tempo demora para reativar benefício suspenso? O site do INSS pede pelo menos 30 dias, mas a lei autoriza que suas decisões ocorram em até 60 dias se a prorrogação for justificável por acúmulo de serviço, fila de análise, ou outra motivação expressa. (artigo 49 da lei 9.784/99).

Se o seu benefício for suspenso, você deve analisar o motivo da suspensão e solicitar o serviço de Reativar Benefício pelo Meu INSS. Para isso, você deverá: Acessar o site ou app do Meu INSS com seu CPF e senha; Selecionar a opção de "Novo Pedido"; e.

O precatório é pago se o valor atrasado for acima de 60 salários mínimos e pode demorar de 1 ano e meio até 2 anos para ser pago. Essa demora acontece por se tratar de uma condenação maior. Os precatórios são liberados somente uma vez a cada ano. Em 2021, os valores saíram no mês de julho.

É o que ocorre quando o beneficiário fica, por exemplo, 60 dias sem sacar o benefício. Nesse caso, o segurado pode dar baixa na suspensão através de um simples requerimento na agência do INSS. Já, a cessação de benefícios significa que o benefício foi cancelado e o segurado perdeu o direito de recebimento.

60 dias

A suspensão é uma medida temporária e o beneficiário pode regularizar a situação em até 60 dias, para voltar a receber o benefício.

O segurado que tem o benefício cessado, pode reativar seu benefício. Isso porque, em outubro de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os segurados que tiveram seus benefícios negados, cessados ou interrompidos podem contestar o INSS a qualquer momento.

Para acelerar o processo de análise e aprovação da revisão, é importante enviar a documentação completa e correta ao INSS. Além disso, é possível acompanhar o andamento do processo pelo site ou aplicativo Meu INSS, evitando atrasos por falta de informação.

Benefício em análise é um um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.

Benefício em análise significa que o INSS está validando as informações para responder se você tem ou não direito ao pedido solicitado. Geralmente, o benefício fica em análise ao requerer uma aposentadoria, auxílio ou pensão ou após cumprir alguma exigência do Instituto para dar andamento ao requerimento.

Onde os valores são depositados
Os valores dos atrasados, seja do RPV seja do precatório, podem ser depositados em conta corrente a ser aberta no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal em nome do segurado. O prazo médio para o pagamento das RPVs é de até 60 dias após a liberação do recurso pelo juiz.

Os segurados aposentados ou pensionistas do INSS podem verificar se têm direito aos atrasados e quando receberão pela internet. A consulta pode ser feita na página www.trf2.jus.br. Para acessar a informação, é necessário ter o número do requerimento do processo ou do CPF do ganhador da ação.

Os juros de mora são limitados a aplicação de 1% ao mês.

Pessoa que está com o benefício do INSS suspenso ou encerrado.

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão“Novo Pedido”; Digite o nome do serviço/benefício que você quer; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Significa que um juiz ou uma juíza determinou que o processo seja suspenso, isto é, não tenha movimentação.

Caso queira, pode instalar o aplicativo Auxílio Brasil em seu celular e verificar o status do seu benefício. Para as pessoas que não têm acesso à internet, é possível ir até um CRAS e pedir para que seja verificada a situação do benefício.

O principal motivo que causa a suspensão do BPC/LOAS é a alteração na renda do grupo familiar.