Como se livrar de uma chantagem?

Perguntado por: ecalixto7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Como lidar com a chantagem emocional

  1. Aprenda a refletir sobre si mesmo e a situação. Valor consultaAtendimento online e presencial. ...
  2. Entenda as táticas do chantagista. Procura terapia online ou presencial? ...
  3. Aprenda a dizer não. ...
  4. Estabeleça Limites.

Se alguém tentar chantagear você (ameaçando compartilhar informações privadas suas caso você não envie dinheiro ou faça algo que não se sente à vontade), denuncie. Você também deve entrar em contato com as autoridades locais de aplicação da lei.

Para acabar com a chantagem emocional, você precisa identificar o tipo de chantagem que a pessoa costuma utilizar: ameaça, colocar a culpa no outro, se fazer de vítima, se empoderar. Em seguida, perceba qual a real necessidade por trás desse comportamento – ser aceito, amado, se sentir protegido, seguro, realizar algo.

Especialista orienta sobre o que não se deve fazer em casos de...

  1. Não entre em pânico.
  2. Compartilhe o assunto com alguém de sua confiança.
  3. Peça ajuda de uma equipe especializada no assunto.
  4. Salve todas as conversas em um lugar seguro.
  5. Denuncie.

A psicóloga comenta que “a chantagem emocional se caracteriza como uma pressão psicológica. Basicamente é quando um indivíduo manipula situações para obter de alguém benefícios psicológicos, sejam eles de caráter emocional, material ou cognitivo.”

A extorsão precisa de uma complementação por trás (como sequestro, tortura ou qualquer outra forma de coação) enquanto a chantagem dispensa completamente qualquer imposição.

Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

É a ameaça de se divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo - ou por vingança, ou humilhação ou para extorsão financeira.

A pena prevista é de 6 meses a 2 anos de reclusão e multa. O conceito de violência psicológica contra a mulher já está expresso no artigo 7o , inciso II, da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), e sua inclusão também no CPB vem reforçar a criminalização de atos dessa natureza.

Fazer um boletim de ocorrência online — busque "Delegacia Virtual" e o nome do estado onde você mora; Ou, se quiser realizar os trâmites presencialmente, procurar a delegacia mais próxima — algumas delas são especializadas em crimes virtuais.