Como Encher um balao com vinagre é bicarbonato?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 19 votos

Coloque 100 mL de vinagre na garrafa de plástico; Coloque 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio dentro do balão com o auxílio do funil; Prenda o balão ao gargalo da garrafa; Observe como o balão vai enchendo à medida que o bicarbonato cai sobre o vinagre.

Observa o que acontece. O que acontece: Quando misturas o bicarbonato com o vinagre, forma-se uma espuma e o balão começa a encher. Isto acontece porque o bicarbonato de sódio e o vinagre reagem um com o outro e libertam um gás. Esse gás é o dióxido de carbono, o mesmo que faz as bolhinhas nas bebidas gaseificadas.

Eles tinham como objetivo identificar diferentes substâncias químicas do dia a dia, que quando entram em contato podem reagir entre si. Além disso, observaram quais são as evidências de uma reação química, analisaram dados e pesquisaram aplicações industriais dos reagentes envolvidos.

Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre, o ácido acético reage com o bicarbonato de sódio. Um dos produtos da reação é um gás muito conhecido, chamado dióxido de carbono, o CO2. É por isso que se observou efervescência. O gás ficou retido no balão , e por isso o balão enche.

Você só precisa misturar vinagre e bicarbonato de sódio!

O ácido do vinagre, chamado ácido acético, reage com o bicarbonato de sódio, formando um gás chamado dióxido de carbono (CO2). O gás fica preso dentro da garrafa e enche o balão.

Ocorre que, quando uma massa de ar é aquecida ela se dilata e se expande, ou seja, se torna menos densa. Nos balões o ar quente fica retido, como ele é menos denso que o ar do ambiente, o empuxo sobre o balão é maior que a força peso, assim sendo, o balão sobe na atmosfera.

À medida que a água mais próxima da chama aquece, começa a subir (menos densa) e a água mais fria vai substituí-la no fundo do balão, criando assim correntes de convecção. Desta forma, a borracha está protegida pela água e não aquecendo muito, não arde, não expande nem rompe e o balão não rebenta.

Explicação: A espuma é produzida pela libertação de dióxido de carbono na solução com detergente, quando o ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato. O bicarbonato de sódio reage com o ácido do vinagre e produz uma substância gasosa, o dióxido de carbono (por isso formam-se muitas bolhinhas de ar).

½ xícara de vinagre. Misture o bicarbonato e o vinagre em um recipiente contendo água. Depois disso, mexa e espere a mistura assentar. Pronto!

Instruções para montagem do Foguete e Base de Lançamento
- para as garrafas de 3 litros -> de 1,0 a 1,8 litros de vinagre e de 150 a 280 gramas de bicarbonato de sódio.

Trata-se do experimento do balão, que possui como objetivo demonstrar as reações que ocorrem entre ácidos e bases. O experimento do balão pode ser realizado em aulas de Ciências para possibilitar aos alunos entendimentos acerca de critérios para a ocorrência de reações químicas.

Na demonstração utiliza-se bicarbonato de sódio e ácido acético (vinagre) que, quando combinados, geram o ácido carbônico, um ácido instável, que se decompõe facilmente em dióxido de carbono (na forma de gás) e água.

hélio

Quando enchidos com gases de menor densidade em relação ao meio em que se encontram, esses balões flutuam. Assim, quando os balões estão preenchidos com gás hélio, eles flutuam, porque a densidade deste gás é inferior à densidade do ar que respiramos.

Bem Estar - Balões com gás podem explodir e causar danos à saúde.