Como emitir nota fiscal pelo simples?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

A Emissão Simplificada é a forma mais simples e prática, basta seguir 3 passos:

  1. Preencha o campo CPF/CNPJ do Cliente;
  2. Caso possua mais de Serviço Favorito cadastrado, escolha uma das opções;
  3. Preencha o campo “Valor do Serviço prestado” com o valor combinado;
  4. Clique na opção Emitir NFS-e;
  5. Tudo certo!

Basta clicar no ícone da NFS-e () e selecionar o tipo de emissão que deseja. Da forma simplificada, só será possível emitir notas a partir dos serviços previamente cadastrados como favoritos. O MEI precisará informar CPF ou CNP do cliente, o serviço prestado e o valor. Na sequência, clicar em "emitir NFS-e".

Toda a vez que esta empresa emitir nota fiscal referente a atividade primária de Consultoria, ela pagará 16,93% de imposto sobre o valor faturado. Se emitir nota fiscal com a atividade #3, a alíquota será 6% de imposto sobre o valor total da nota fiscal.

Para ter acesso ao documento é preciso:

  1. Acessar o site da Sefaz do seu estado e solicitar autorização para emitir NFA-e;
  2. Realizar seu cadastro no site do Sefaz;
  3. Preencher as informações com a documentação exigida;
  4. Incluir os dados da NFA-e no formulário;
  5. Acompanhar o processo de análise.

A nota de serviço pode ser emitida pelo sistema da cidade onde a empresa está cadastrada. Por isso o empreendedor deve procurar orientações no site da cidade e realizar a operação por lá. Já quem emite a nota fiscal de produto pode usar, atualmente, a plataforma disponibilizada pelo Sebrae.

O Empreendedor precisa entrar no Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços eletrônica: https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional. Há 3 opções de login no Emissor Web pelo MEI: acesso com usuário e senha (via cadastramento de informações pelo portal), certificado digital e conta gov.br.

Quanto custa? A emissão é gratuita na prestação de serviço quando utilizar o Portal Nacional e na venda de mercadorias através da secretaria da fazenda do estados. Quantas notas fiscais o MEI pode emitir? Não há limite de número de notas fiscais, sendo possível emitir quantas forem necessárias.

O Imposto de Renda retido na fonte, ou seja, na nota fiscal, é de responsabilidade do de quem contratou o serviço e o pagamento deve acontecer pela guia do DARF com o CNPJ do próprio contratante/tomador. Esse valor é chamado de fato gerador e segue um padrão estabelecido na lista publicada no Art.

O ISS, Imposto Sobre Serviço, é um tributo municipal cobrado sobre prestação de serviços. Sua base de cálculo é o valor do serviço prestado e a alíquota definida por cada prefeitura, que pode variar entre 2% a 5%. No Simples Nacional, o valor do ISS também está incluso na guia única de recolhimento, o DAS.

E para fazer a consulta de empresa optante pelo Simples MEI, basta acessar o site oficial do Simples Nacional, clicar na opção referente ao SIMEI e clicar no botão “consulta optantes”. Feito isso, irá abrir uma nova página, onde será possível digitar o seu CNPJ e os caracteres de verificação anti-robô.

O emissor FreeNFe emite a NFe, NFCe – Nota fiscal de consumidor, conhecida também como cupom fiscal ou nota PDV. A emissão de NFC-e está disponível na versão completa do sistema. Acesse o site do FREENFe e emita sua nota fiscal grátis.

Emitir uma nota fiscal avulsa por meio do portal da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) não possui custo algum. Esse serviço é disponibilizado gratuitamente, o que é uma vantagem significativa para pequenos empreendedores, pois permite que eles emitam notas fiscais para seus clientes sem incorrer em despesas adicionais.

Como emitir nota fiscal de serviços em São Paulo

  1. Faça seu cadastro na prefeitura. ...
  2. Acesse o sistema da nota fiscal. ...
  3. Escolha a opção para emitir a nota fiscal. ...
  4. Preencha todos os dados da NFS-e. ...
  5. Confira os dados e emita sua nota.

NFSe

A Nota Fiscal de Serviço, ou NFSe, é utilizada para comprovar a prestação de serviços. É importante lembrar que a NFSe precisa ser lançada juntamente à prefeitura na qual o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) está inscrito.