Como eliminar os tufos de ácido úrico?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

A redução dos níveis de ácido úrico é feita com fármacos específicos como o alopurinol e benzbromarona. Essa medicação não deve ser tomada durante a crise inflamatória aguda.

O tratamento indicado é o controle do ácido úrico, através de dieta e medicamentos, mas o tofo dificilmente sai totalmente. Após o controle da doença, uma cirurgia poderá ser realizada para retirar o resquício. O tofo gotoso também pode aparecer em outras articulações do corpo.

O médico poderá prescrever analgésicos fortes para as dores. O especialista poderá prescrever também alguns medicamentos que ajudem a reduzir a dor, o inchaço e a inflamação. Os corticoides também podem ser muito eficazes. O médico pode injetar esteroides na articulação inflamada para aliviar a dor.

Beber bastante água pode reduzir as chances de formar cristais de ácido úrico nas articulações, e também de ter cálculos renais. É recomendável tomar cerca de 10 copos de água ao dia, especialmente se você tiver cálculos renais. Isso vai ajudar a eliminar os cristais de ácido úrico do organismo.

Alopurinol é indicado para a prevenção de crises de gota e outras condições associadas com o excesso de ácido úrico no corpo, entre elas, pedras nos rins e certos tipos de doença renal.

dores, procure o ortopedista.

Os tofos gotosos são nódulos cutâneos, que se localizam preferencialmente sobre joelhos, cotovelos, dedos e pavilhão auricular, eventualmente estes tofos associados a crises de gotas recidivantes podem levar à destruição articular.

Beber bastante água ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo, segundo a nutricionista. “O que pode acontecer é o organismo produzir mais ácido úrico por causa de algum problema – que deve ser investigado por um médico –, mas também a pessoa estar eliminando menos pela urina, por não beber tanta água”, recomenda.

Sementes de abóbora – A abóbora é um dos vegetais mais diuréticos que existe e, por meio da produção de urina, ajuda a eliminar os níveis de ácido. Os modos de comer são variados - cozida ou assada são os mais indicados.

Chá de cereja: é um chá rico em antocianidinas, que são compostos que ajudam a reduzir a produção de ácido úrico alto.

Os AINEs auxiliam no alívio da dor causada pelo ácido úrico alto, principalmente nas articulações, e têm ação analgésica. Exemplos de AINEs: paracetamol (tylenol), naproxeno sódico e ibuprofeno.

Um excelente remédio caseiro para o ácido úrico é o suco combinado de beterraba, cenoura, pepino e agrião. Os ingredientes destes suco possuem propriedades que ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo, podendo ser um ótimo complemento terapêutico para gota e artrite.

O suco de laranja natural ajuda a dissolver essas pedras e faz com que as articulações voltem ao normal. Limão – Muito indicado no tratamento da desintoxicação do organismo, tomar um suco puro de limão, durante um período consecutivo, em jejum pode ajudar significativamente nos resultados.

A vitamina C no limão também ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico. Para isso, basta espremer a metade ou um limão em 1 copo de água por dia e bebê-lo. Cereja: As variedades de amora e cereja são boas para a gota, pois reduzem o ácido úrico no corpo.

Tratamento para Reduzir os Níveis de Ácido Úrico
Como a redução pode levar alguns meses para acontecer, pode ser que o seu médico indique temporariamente um tratamento preventivo com colchicina, que poderá ser retirado quando os níveis baixarem.

A maioria das frutas não altera os níveis de ácido úrico no sangue, como a melancia, a tangerina, a laranja, a maçã, o ananás, os morangos, entre outras. Mas algumas frutas mais doces (como os figos, as bananas, as uvas, os pêssegos) podem causar hiperuricemia.