Como é que é feito o leite em pó?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

O leite em pó é feito a partir da desidratação do leite. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-no evaporar num processo lento, que mantém as proteínas do produto.

De forma geral, não existe perda de nutrientes no alimento, de forma que o leite em pó tem os mesmo benefícios do leite comum. O alimento é uma importante fonte de cálcio e nutrientes como proteínas, vitamina B12 e magnésio.

O leite em pó orgânico promove a pastagem natural e mais saudável. Os benefícios disso, segundo diversos estudos, é que o leite orgânico tem maior qualidade, com mais nutrientes, antioxidantes e componentes gordurosos que fazem bem à saúde.

Ingredientes: leite integral, minerais [cálcio (carbonato de cálcio), ferro (pirofosfato férrico) e zinco (sulfato de zinco)] e vitaminas [vitamina C (ascorbato de sódio), vitamina E (acetato de DL-alfa tocoferila), vitamina A (acetato de retinila e vitamina D (colecalciferol)] ALÉRGICOS: Contém leite. Contém lactose.

Mas afinal, qual a diferença entre composto lácteo e leite em pó? O leite em pó é obtido por meio da desidratação do leite da vaca – podendo ser integral, desnatado ou semi desnatado. Sua composição deve conter somente proteínas, açúcares, gorduras e outras substâncias minerais próprias do leite.

O consumo de leite contendo β-caseína tipo A1 foi associado ao aumento da inflamação gastrointestinal, piora dos sintomas digestivos, atraso no trânsito e diminuição da velocidade e precisão do processamento cognitivo. Já em leites contendo apenas a β-caseína A2, todos esses sintomas foram atenuados.

Leite desnatado e semidesnatado
Já o leite desnatado é uma versão ainda mais saudável com menos de 0,5% de gordura. Com isso, pode ser consumido por pessoas com diabetes, colesterol alto ou ainda por quem quer emagrecer ou seguir uma dieta mais leve.

Segundo a legislação brasileira, para ser classificado como leite (ou leite em pó), o produto não deve ter outros ingredientes adicionados a não ser vitaminas e minerais.

A exceção sendo da presença de água e alguns aditivos alimentares utilizados para aumentar a durabilidade e sabor do leite líquido. Com isso, entendemos que o leite em pó é ainda mais saudável e apresenta uma concentração maior de nutrientes, mostrando assim, os mesmos benefícios nutricionais do leite convencional.

É a classificação dada ao mais alto grau de pureza de um leite.

A água compõe cerca de 90% da massa do leite, por isso, o leite em pó é feito através de um longo processo industrial que retira toda sua água, assim ele pode ter sua longevidade estendida.

A principal diferença entre leite em pó e leite líquido é a presença ou ausência de água na sua composição. O leite em pó tem cerca de 3% de água, enquanto o leite líquido tem 87%. Isso faz com que ele tenha uma maior concentração dos nutrientes presentes no leite fresco. Outra diferença é a praticidade.

Rende 8 litros de leite e é muito fácil de preparar.

É saudável comer leite em pó? Em suma, o leite em pó é um alimento saudável e seguro para ingerir, desde que seja consumido em moderação. Apesar da retirada da água feita no processo de fabricação, ele contém todas as suas proteínas, gorduras e também nutrientes.

O Leite Ninho Tradicional e o Leite Ninho Instantâneo não contêm açúcar adicionado (sacarose). Eles contêm lactose, que é o açúcar natural do leite.