Como é propagação?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A propagação é a capacidade de uma planta se reproduzir e deixar descendentes. Uma planta pode se propagar de duas formas diferentes: via sexuada (sementes) ou assexuada (partes vegetativas).

Resumo: A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe.

Propagação de plantas é o processo de multiplicação com o objetivo de perpetuar a espécie, dando origem a novas plantas.

As técnicas mais utilizadas de propagação vegetativa são estaquia, enxertia ealporquia. A técnica da estaquia é muito empregada na agricultura e é utilizada principalmente para as dicotiledôneas. Essa técnica consiste em retirar uma parte do vegetal que contenha as gemas e introduzi-la no solo úmido.

A propagação vegetativa pode ocorrer de forma natural ou induzida. A natural se dá quando a reprodução acontece por estruturas próprias das plantas, como em caules, folhas, rizomas (tipo de caule horizontal), bulbos, brotos e tubérculos. A propagação induzida é realizada de forma artificial com a intervenção humana.

A propagação é um dos processos mais importantes e determinantes do sucesso em um cultivo de flores, folhagens ou mudas para jardim. As plantas podem ser propagadas por meio de sementes (propaga- ção sexuada) ou por partes vegetativas (propagação assexuada), em ambientes abertos ou totalmente protegidos.

A propagação vegetativa é uma forma de multiplicar os vegetais. Normalmente, quando pensamos no crescimento de uma nova planta, o que primeiro vem à nossa cabeça é a semente na terra e esperar que ela cresça e se desenvolva. No entanto, as sementes não são o único meio de multiplicar e gerar uma planta nova.

Alguns dos principais tipos de reprodução assexuada são a divisão binária, fragmentação, brotamento, partenogênese e propagação vegetativa.

Enquanto fenómeno da física, a propagação está associada à condução de ondas a partir de um transmissor para um receptor. O fundamento físico da propagação dependerá da gama de frequências mais apropriada para a onda a transmitir.

Em geral, o enxerto é realizado a partir de uma ferida criada em uma das plantas para que a outra seja inserida e os tecidos de ambas possam crescer juntos. A ferida precisa ser protegida até que cicatrize para evitar que pragas e doenças entrem no enxerto.

As plantas se multiplicam basicamente de duas maneiras na natureza: por sementes, chamada de propagação sexuada, e/ou por meio de partes vegetativas (galhos, ramos, raízes e folhas), chamada de propagação assexuada.

Quando as sementes caem e encontram uma terra boa, água, luz e calor do sol, elas germinam, dando origem a uma nova planta. Como todo ser vivo, a planta também se reproduz, isto é, dá origem a um novo ser semelhante a ela.