Como é feito o tratamento da trombose?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

A trombose venosa profunda é mais comumente tratada com o uso de anticoagulantes, que podem ser injetados ou tomados como comprimidos. Eles não quebram os coágulos existentes, mas podem impedir que eles fiquem maiores e reduzir o risco de desenvolver outros, já que diminuem a capacidade de coagulação do sangue.

Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais. A trombose venosa profunda é a formação aguda (imediata) de coágulos (trombos) na luz das veias profundas (principais), causando obstrução total ou parcial ao fluxo sanguíneo.

Os anticoagulantes são os medicamentos utilizados para esse fim. Além disso, as meias elásticas são indicadas para melhorar os sintomas e para diminuir as chances de síndrome pós-trombótica. Elas auxiliam a diminuir a dor e o inchaço na perna causados pela trombose, restituindo o bem estar das pernas.

O principal tratamento da trombose é feito com anticoagulantes que, apesar do nome, não visam dissolver o coágulo que está obstruindo a veia: isso vai ser feito pelo próprio organismo.

A trombose é uma condição que afeta o corpo humano por meio da formação de um ou mais coágulos que impedem o fluxo sanguíneo de fluir normalmente por dentro das veias e das artérias que integram o sistema circulatório. Existem diferentes tipos de trombose, de acordo com a área do corpo onde a trombose está localizada.

Proibido o tabagismo:
Substâncias contidas no cigarro deixam o sangue mais coagulável e também causam microlesões nos vasos sanguíneos. Por isso, é proibido para todos que já tiveram trombose, independente da causa.

A principal complicação da trombose venosa profunda é a embolia pulmonar, enquanto a sequela mais importante, a longo prazo, é a insuficiência venosa. Cerca de 5 a 15% das pessoas com trombose venosa profunda não tratada podem morrer de embolia pulmonar (2).

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

- Podem ser operadas as pessoas que tem trombose em veias grandes acima da virilha (veias ilíacas e cava). As veias entre o joelho e a virilha (veias femorais) também podem ser desobstruídas com a cirurgia se o paciente estiver com sintomas de inchaço e dor muito intensos e tiver um risco de sangramento baixo.

Durante o período de tratamento o paciente pode se movimentar ou é necessário repouso absoluto? Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas.

Trombose arterial - ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos podem ser consequências de tromboses arteriais. Esta trombose costuma ser mais grave do que a venosa.

Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.

O exame que detecta trombose é o ecodoppler, um tipo de ultrassom feito nos membros inferiores (pernas), que mostra o fluxo sanguíneo nas artérias e veias por meio de imagens coloridas e em alta definição.

Isso mesmo, pernas para cima é uma dica infalível para ajudar o retorno do sangue para o coração.

Existem algumas opções de tratamento disponíveis, são elas: Diluidores do sangue, como anticoagulantes, que diminuem as chances de haver coagulação do sangue. Uso de medicamentos para casos mais graves de tromboses e também de embolia pulmonar, conhecidos como heparina.

Afinal, existem alimentos que causam trombose?

  • Carne de porco é um dos alimentos que causam trombose.
  • Consumir batatas fritas processadas pode elevar o risco de trombose.
  • Tomar vinho pode aumentar o risco de trombose venosa.
  • A dieta mediterrânea é capaz de evitar a formação de coágulos.