Como é feita a sedação para ressonância magnética?

Perguntado por: icordoba7 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Equipamentos de campo fechado são os mais comuns, exigindo que o indivíduo se deite sobre uma maca que se move para dentro de um grande tubo. Assim que o aparelho é ligado, seu grande ímã cria um campo magnético potente, que promove o realinhamento dos prótons presentes em átomos de hidrogênio.

O efeito vem em poucos minutos e dura o tempo necessário para o exame ser realizado. Além disso, o paciente é monitorado a todo momento. Os profissionais ficam atentos a todos os sinais vitais durante o exame e após sua realização também, quando vai passando o efeito do sedativo.

A ressonância magnética, propriamente dita, não causa dor, e é bastante segura. Apesar do tubo parecer estreito, não há riscos de sufocamento ou ficar preso dentro dele.

Como é feita a sedação? O sedativo pode ser por via oral, intramuscular, endovenoso ou via inalatória. No caso da técnica de sedação via oral, o paciente recebe um comprimido ou líquido (em caso de crianças). A via intramuscular é feita através de uma injeção normalmente no músculo do glúteo.

A dosagem da sedação para endoscopia é calculada para durar o tempo do procedimento, mas o efeito da anestesia pode durar até 12 horas no organismo. Por isso, é recomendado permanecer em repouso pelo resto do dia, não dirigir, não operar máquinas ou subir em lugares altos.

Alguns pacientes acordam após algumas horas, outros demoram vários dias. Alguns fatores contribuem o paciente demorar a acordar, entre eles podemos citar: Uso prolongado de drogas sedativas. Uso de doses elevadas de drogas sedativas.

Os pacientes com doença orgânica: pressão alta não tratada ou não controlada, doenças cardíacas graves, diabetes não controlada, hipertireoidismo, feocromocitoma, sensibilidade aos sulfitos e usuários de antidepressivos tricíclicos, compostos fenotiazínicos, cocaína e “crack”, têm limitações no uso das técnicas de ...

A claustrofobia é o principal motivo para o paciente não conseguir fazer a ressonância magnética, é uma coisa que o paciente tem ou não tem.

“Os efeitos adversos mais comuns são leves, como dores de cabeça, náusea e sensação de calor. Há reações mais moderadas, como dificuldade de respiração, e desmaio. Os efeitos mais graves podem levar a uma parada cardiorrespiratória, mas eles são pouco comuns: apenas cerca de 0,03% dos pacientes os apresentam.

O aparelho de ressonância é como um imã gigante, por isso é de suma importância que não se entre na sala com objetos de metal, como brincos, piercings, jaquetas com botões metálicos, colares, calças com zíper, grampos de cabelo, relógio, entre outros.

Com uma sedação mínima e moderada, sente-se confortável, sonolento e relaxado. Pode adormecer por vezes, mas será fácil de acordar. Com a anestesia geral, fica completamente alheio e inconsciente durante o procedimento.

Quanto tempo dura o efeito da sedação consciente? A sedação consciente é feita por um processo inalatório. Seu efeito começa alguns segundos após a inalação, e o tempo de duração permanece apenas enquanto o paciente inalar o gás.

A anestesia local é aplicada em uma região muito específica do corpo, ela não compromete a consciência e é usada em cirurgias pequenas como procedimentos dentários, cirurgia do olho, nariz ou garganta. A anestesia local também pode ser usada em conjunto com outra anestesia, como a regional ou de sedação.

depende da sedação... tem hora que (o paciente) te responde, tem hora que não. Algumas enfermeiras relatam que não há comunicação com o paciente que se encontra em um grau de sedação profundo, uma vez que não existe resposta aos estímulos. Outras relatam que, nessa situação, a comunicação é dificultada.