Como é feita a fisioterapia para labirintite?

Perguntado por: rperes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

Mover a cabeça em flexão e extensão cervical com os olhos abertos (lentamente e depois rapidamente); Mover a cabeça para a direita e para a esquerda em rotação cervical com os olhos (lentamente e, depois, rapidamente); Repetir os dois últimos exercícios com os olhos fechados.

Movimentos como subir ou descer escadas, girar a cabeça, deitar-se, virar-se são afetados pela labirintite. A fisioterapia aplica manobras e movimentações para treinar o cérebro do paciente a assumir as funções do labirinto, e estimular o equilíbrio da pessoa.

Alguns exercícios de musculação, pilates e treinos funcionais podem ser adaptados para a pessoa que tem labirintite. Lembrando que é bom começar em intensidade baixa e aos poucos ir aumentando. O seu corpo precisa se acostumar, por isso, nada de exageros.

Saiba agora quais são as atividades físicas mais indicadas para quem sofre com a labirintite.

  • Caminhada. A caminhada ao ar livre é recomendada especialmente para aqueles que são mais sedentários. ...
  • Pilates. ...
  • Reabilitação vestibular.

O tratamento baseia-se em manobras de reabilitação específicas para a vertigem posicional ou exercícios físicos direcionados e repetitivos, selecionados de acordo com as queixas do paciente e a alteração funcional, os exercícios envolvem movimentos de cabeça, olhos e tronco e é imprescindível o acompanhamento do ...

Confira, a seguir, os principais exercícios:

  • Movimentos de olhos e cabeça na posição sentada.
  • Movimentos de cabeça e corpo na posição sentada.
  • Exercícios em pé
  • Outras atividades que podem melhorar o equilíbrio do paciente.

As práticas de fisioterapia para labirintite têm o nome de reabilitação vestibular e consistem em uma série de exercícios personalizados para cada paciente, com a ajuda de um profissional fisioterapeuta especializado.

A maioria dos casos de vertigem posicional pode ser corrigida com exercícios de movimentação da cabeça (Manobras de Reposicionamento de Otólitos), que geralmente levam alguns minutos para serem concluídos.

É preciso reduzir o consumo de carne vermelha, o álcool e aqueles alimentos com glúten e açúcar branco, como pães, tortas e bolos.

É aconselhável que o paciente faça repouso na cama, para evitar quedas, até que os sintomas aliviem. Cuidado especial para aquelas pessoas que trabalham em alturas ou operam máquinas. É muito importante tomar bastante líquido, para evitar desidratação.

Podemos indicar outras maneiras de como acabar com a tontura da labirintite, especialmente para evitar ou aliviar as crises. Nesse caso, é importante se deitar imediatamente e ficar em uma posição com maior conforto, deitado de lado preferencialmente, para o caso de sofrer com enjoo.

Remédio para labirintite
Em casos de infecções virais, o indicado é utilizar medicamentos que ajudem a amenizar os sintomas, como: Anti-histamínicos. Corticoides, como prednisona, quando os sintomas são graves. Medicamentos para controlar náusea e vômitos.

A Reabilitação Vestibular é indicada pelo profissional otorrinolaringologista especialista em Otoneurologia.

REABILITAÇÃO LABIRÍNTICA
É um tratamento que consiste na realização de exercícios físicos específicos e repetitivos, planejados por um fisioterapeuta ou fonoaudiólogo.