Como é feita a cirurgia de adenoide e amígdalas?

Perguntado por: dcrespo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

A cirurgia é realizada inteiramente por dentro da boca. Em alguns casos, serão necessários 2 ou 3 pontos de sutura que não precisam ser retirados, pois serão absorvidos pelo organismo. Na cirurgia de adenoides, em geral, os pontos não são necessários.

A duração da cirurgia é de 30 a 40 minutos. Mas a criança, após a extubação (retirada do tubo da garganta), é conduzida à Sala de Recuperação Pós-Anestésica, onde fica sob observação durante 4 a 6 horas.

Ou seja, junto com a Amígdalas podem retirar a Adenóide. A saber, elas são retiradas juntas por conta da proximidade que fica em cima delas e atrás do nariz.

Normalmente os pacientes permanecem no hospital ou clínica após a cirurgia para observação, tendo alta no mesmo dia. Pode ser necessário passar a noite após a cirurgia se ocorrer sangramento excessivo ou pouca ingestão de líquidos pelo paciente após a cirurgia.

Geralmente, o paciente não sente dor, pode ocorrer um leve sangramento pelo nariz, especialmente no dia da cirurgia. Não é utilizado tampão no pós e o paciente sai com a respiração livre, porém, pode ocorrer nariz entupido, e formação de coágulos, o que é resolvido com a lavagem nasal com soro fisiológico.

A cirurgia de remoção das adenoides
Apesar de simples, com duração média de 30 minutos e alta normalmente dada no mesmo dia, a recuperação vai levar uma média de 02 semanas onde é necessário repouso e reclusão. A cirurgia não interfere no sistema imune, já que este apresenta outros mecanismos de defesa.

Geralmente, a cirurgia é feita em crianças, porque as adenoides são mais ativas até os 5 anos. A partir da adolescência, o organismo desenvolve outros métodos para combater infecções, reduzindo a importância dessa glândula. Por isso, o médico costuma recomendar o procedimento para crianças a partir de 6 anos.

Riscos da cirurgia
A cirurgia de adenoide e amígdalas jamais deve ser feita como forma de prevenção, mas como tratamento para os sintomas. Dos principais riscos, o médico otorrinolaringologista pediatra cita o sangramento durante e após a cirurgia, e a anestesia geral, que exige um preparo e atenção maior dos médicos.

O preço da cirurgia de remoção das amígdalas pode variar bastante a depender dos honorários médicos, técnicas empregadas, estrutura hospitalar e localização do hospital. No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00.

Quais são os riscos da amigdalectomia? As complicações, assim como todo procedimento cirúrgico, existem. No entanto, elas são raras e afetam de 2% a 6% dos pacientes. Hemorragia pós-operatória: A mais frequente delas é a hemorragia pós-operatória, que pode acontecer logo depois da cirurgia ou depois de 1 semana.

A anestesia geral inicia-se por uma anestesia inalatória, para fazer o paciente dormir e depois é que é pega a veia para serem administradas outras medicações. O processo é bastante tranquilo e sob o controle do anestesista da minha equipe).

Quanto tempo demora para passar o efeito da anestesia? Depende das drogas utilizadas. Em alguns casos, o paciente acorda em menos de 10 minutos após a finalização do procedimento.

A amigdalectomia é feita sob anestesia geral e demora por volta de 30 minutos, sendo feita através da boca sem incisões sobre a pele.