Como é a tontura do colesterol alto?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

O colesterol também pode causar a tontura. Isso porque ocorre um engrossamento do sangue que afeta a oxigenação do labirinto. E, consequentemente, prejudica o equilíbrio da pessoa. Por isso é muito importante em casos de vertigens constantes fazer um exame de sangue para detectar o LDL, o mau colesterol.

Outros sintomas, como cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito e palpitações, podem indicar doenças cardiovasculares, que são fortemente relacionadas aos altos níveis de colesterol.

De acordo com Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês, várias doenças podem causar tonturas, entre elas as labirintites, doenças de causas cerebrais, metabólicas (como o diabetes), doenças tireoidianas, colesterol alto, problemas na coluna cervical, pressão alta e dieta desregrada.

Para controlar o nível de colesterol no sangue, é importante mudar diversos hábitos de vida. “Há uma necessidade de controlar os alimentos e reduzir a ingestão de gordura animal, evitando frituras, aumentando o consumo de fibras e também mantendo a prática regular de atividades físicas”, aconselha o médico.

São exemplos de doenças que causam tontura: doenças cardíacas, diabetes Mellitus descompensado com hiper ou hipoglicemia, pressão alta ou pressão baixa, beber pouca água, desidratação, qualquer tipo de infecção, estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, distúrbios do sono e outras.

Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.

Quais os principais remédios para colesterol? Sinvastatina, Rosuvastatina, Fluvastatina, Lovastatina, Pravastatina, Atorvastatina e Pitavastatina.

As tonturas podem ser rotatórias típicas, mas não é raro encontrar queixas de instabilidade, flutuação ou sensação de desfalecimento.

A relação entre tontura e ansiedade é frequente no relato de pacientes, mas não podemos afirmar que a ansiedade é a causa única de um quadro persistente de tontura. Na maioria dos casos, episódios de estresse ou ansiedade agravam ou funcionam como gatilho para disfunções ou doenças que não foram diagnosticadas.

FIBRAS. As fibras são uma opção saudável disponível em diversos alimentos. Elas ajudam ao diminuir a absorção intestinal de gorduras e controlam os níveis de colesterol ruim. Entre as fontes de fibras estão leguminosas — como feijão, grão-de-bico e lentilha —, frutas, legumes, cereais, aveia, entre outras.

Um dos sinais do colesterol alto no corpo são as constantes dores de cabeça e tonturas. Entender o problema e saber como evitá-lo é indispensável, por isso, nós preparamos um material repleto de informações para você tirar as suas dúvidas e descobrir a melhor a maneira de se prevenir.

Confira abaixo:

  1. Consumir bebidas e alimentos ricos em fibras, como frutas e sucos sem açúcar.
  2. Evitar comidas gordurosas, como fast-food.
  3. Evitar fumar.
  4. Evitar bebidas alcoólicas.
  5. Praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana.