Como é a febre do resfriado?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Além de ter uma temperatura não muito alta, a febre do resfriado não dura muitos dias, sendo mais comum sua ocorrência nos primeiros dias da infecção. Pode haver variação de uma pessoa para outra, mas, na maioria dos casos, a febre surge apenas nos dois ou três primeiros dias do resfriado.

A febre da gripe dura quantos dias? A febre da gripe dura em torno de três dias e costuma ser mais alta ². Lembrando que quando febres se tornam persistentes por mais de 3 a 5 dias, é fundamental procurar ajuda médica para investigar as causas e tratá-las devidamente ¹.

Resfriado. Geralmente no resfriado a pessoa não vai ter febre alta, o que pode ter é o que chamamos de "febril" 37º e meio.

Não existe nenhum remédio que cure resfriado. O tratamento é apenas sintomático, isto é, ajuda a aliviar os sintomas. Analgésicos e antitérmicos, como o paracetamol e a dipirona, são úteis para baixar a febre e acalmar outros sintomas. Já os medicamentos que contêm AAS devem ser evitados, especialmente pelas crianças.

De modo geral, a febre nada mais é que uma resposta do sistema imune a uma infecção. Ao elevar a temperatura corporal, o organismo evita que o agente infeccioso tenha as condições ideais para sua proliferação. A região do hipotálamo no cérebro é a responsável pelo controle da temperatura corporal.

Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

Duração e evolução de um resfriado

  • Fase 1: O período de incubação é seguido por coceira e queimação no nariz. Há crises de espirros e irritação na garganta. ...
  • Fase 2: O frio atingiu o pico. ...
  • Fase 3: O resfriado diminui lentamente, pois o sistema imunológico conseguiu combater os vírus com sucesso.

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

A febre baixa, que compreende temperaturas entre 38,1º e 39º, não requer tratamento imediato quando o paciente apresenta bons sinais clínicos. Isso porque a variação da temperatura do corpo acima do normal, por si só, não indica uma infecção grave, sendo apenas um mecanismo de defesa do organismo contra a infecção.

É considerado Febre alta quando a temperatura estiver acima de 39,6ºC, sinal que o organismo está lutando fortemente para combater alguma infecção e isso requer atenção especializada.