Como é a dor do câncer de fígado?

Perguntado por: obonfim . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Os sintomas do câncer de fígado costumam ser dor na barriga, especialmente no lado direito do abdômen, inchaço na barriga, perda de peso sem causa aparente, perda de apetite, cansaço excessivo, pele e olhos amarelados e enjoos constantes.

Pessoas com câncer no fígado poderão ter náuseas e vômitos; O fígado pode aumentar de tamanho, provocando um incomodo do lado direito superior do abdome, junto as costelas.

Os principais sintomas de câncer no fígado costumam ser dores fortes no abdômen, perda de peso acentuada, falta de apetite e olhos amarelados. Já os fatores de risco para a doença são obesidade, gordura no fígado, cirrose hepática e hepatite dos tipos B ou C.

O câncer de fígado é uma doença silenciosa. Nos estágios avançados, o paciente pode apresentar fadiga, febre, dor abdominal, perda de peso e ascite. O tratamento depende do estágio.

Realmente existe cólica no fígado? A cólica de fígado existe sim e ela é um problema que se manifesta na região superior direita no abdome. Portanto, dependendo de qual região da barriga o paciente sente a dor, mais clara será a origem do seu problema.

Pode haver necessidade de retirar parte do fígado ou fazer um transplante. A chance de cura ultrapassa 90% . Em casos avançados, há tratamento, mas não cura. A sobrevida média é de 12 a 18 meses.

Os tumores que se disseminaram para os linfonodos ou outros órgãos são classificados como avançados. Esses incluem os cânceres estágios IVA e IVB do sistema TNM. A maioria dos cânceres avançados de fígado não pode ser tratada com cirurgia.

A doença pode ser curável por meios cirúrgicos nas fases em que o tumor é único e não invadiu os vasos sanguíneos ao redor do fígado (Estádio I) ou se invadiu os vasos sanguíneos ao redor ou se há múltiplos tumores espalhados pelo fígado ≤ 5 cm (Estádio II).

Assim como ocorre com outros cânceres, a doença pode ser assintomática no início. No entanto, a grande maioria dos pacientes vai apresentar algum tipo de sintoma. Daí a importância de se realizar os exames periódicos para rastreio precoce da doença.

Grande parte dos pacientes com metástase hepática não tem sinais de alerta da doença. Em caso de sintomas, os mais comuns são: perda de peso e de apetite, aumento do tamanho do fígado e fortes dores, inflamação do baço, urina de cor escura, amarelamento da pele e dos olhos, dores abdominais, náuseas, suor e febre.

Os sintomas do câncer de fígado costumam ser dor na barriga, especialmente no lado direito do abdômen, inchaço na barriga, perda de peso sem causa aparente, perda de apetite, cansaço excessivo, pele e olhos amarelados e enjoos constantes.

O câncer de fígado decorrente de uma metástase consiste em um tumor, com origem em outra parte do organismo, que se propagou ao fígado. A perda de peso e falta de apetite podem ser os primeiros sintomas. Os médicos baseiam o diagnóstico em resultados de exames de sangue e, geralmente, biópsia.

As opções de tratamento incluem ablação, embolização ou ambos. Outras opções podem incluir terapia-alvo, imunoterapia, quimioterapia (sistêmica ou por infusão da artéria hepática) e/ou radioterapia. Em alguns casos, o tratamento reduz o tamanho do tumor possibilitando a cirurgia (hepatectomia parcial ou transplante).