Como é a Covid longa?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

O que pode ser considerado covid longa? A maioria das pessoas com Covid-19 percebe a melhora dos sintomas da infecção entre alguns dias ou semanas após seu início. A Covid longa, portanto, é identificada se alguns sintomas persistirem por mais de quatro semanas após a infecção.

Diarreia; – Dor no estômago; – Mudanças no ciclo menstrual. As sequelas apareceram em pacientes que tiveram covid-19 leve ou assintomática, moderada ou grave, e em todas as faixas etárias de 18 a 94 anos.

Sintomas de covid longa

  • Tosse persistente.
  • Dificuldade para respirar.
  • Perda do olfato ou paladar.
  • Dores de cabeça frequentes.
  • Insônia.
  • Ansiedade.
  • Tontura.
  • Trombose.

O que é a síndrome pós-Covid
Pode se manifestar em até três meses após o início da Covid-19, e as alterações na saúde causadas por ela duram pelo menos dois meses, com impacto no dia a dia da pessoa.

Entretanto, de 15% a 20% dos pacientes vão apresentar sintomas mais severos. O que isso quer dizer? Depois de 5 a 14 dias após o primeiro sintoma, o vírus finalmente consegue chegar ao pulmão, iniciando uma inflamação grave. Nessa fase o organismo até já produziu defesa, mas de forma caótica, desordenada.

Sequelas da covid leve
As sequelas não aparecem apenas após casos graves de covid. Um ano depois de ter contraído o vírus, o corretor de imóveis Arcênio Fernandes de Souza, morador de Goiânia (GO), disse que ainda tem dor, cansaço, falta de ar e falhas de memória.

O vírus pode ainda se acomodar nas células dos brônquios, causando uma bronquite, ou “caminhar” para brônquios mais finos, os chamados bronquíolos, e gerar a bronquiolite.

Ela destaca que quem quer evitar a covid longa precisa, primeiro, evitar a covid — mantendo cuidados não farmacológicos, como o uso de máscaras em ambientes fechados e não ventilados, higienização frequente das mãos e isolamento quando houver sinais de infecção.

Covid-19: reinfecção pode ter efeito cumulativo e causar mais complicações.

Quanto tempo dura a tosse após covid? Não há uma duração comum para a tosse após a covid, variando de uma pessoa para outra. Em alguns casos, o sintoma persiste por algumas semanas, em outros, pode durar meses ou mais de um ano para que ela passe por completo.

O minoxidil, assim como a ivermectina, permaneceram entre as palavras mais buscadas do segmento no primeiro semestre, porém demonstrando tendência de queda, enquanto outros medicamentos começam a ganhar atenção dos brasileiros.

A maioria dos casos graves apresenta uma tosse seca e persistente, mas o paciente também pode ter uma tosse leve acompanhada de irritação na garganta, igual a um resfriado”, afirma.

Os sintomas mais comuns incluíram: Dor abdominal: 7,5 por cento. Constipação: 6,8 por cento. Diarreia: 4,1 por cento.