Como destravar o intestino em minutos?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Existem algumas estratégias bem eficientes para facilitar esse trânsito, que envolvem:

  1. Maior hidratação;
  2. Ingestão de alimentos ricos em fibras, como frutas e legumes;
  3. Fazer mais atividades físicas;
  4. Comer devagar e mastigando bem os alimentos;
  5. Diminuir o consumo de álcool e cafeína;

As fibras alimentares podem ser encontradas em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras e legumes, além de leguminosas, como feijões, lentilha e grão de bico, por exemplo. Cereais integrais, como arroz, trigo, centeio e a aveia também são excelentes fontes de fibras.

A combinação de água morna com limão é uma ótima maneira de estimular o trato gastrointestinal e ajudar a aliviar a constipação.

  • Chá de ameixa. O chá de ameixa é muito conhecido por suas propriedades laxantes suaves. ...
  • Probióticos. ...
  • Mamão. ...
  • Sementes de chia. ...
  • Abacate.

Existem várias dicas eficazes para soltar o intestino em minutos. Uma delas é beber bastante água ao longo do dia, pois a desidratação pode contribuir para a constipação. Outra dica é aumentar o consumo de fibras, incluindo alimentos como frutas, legumes e grãos integrais na alimentação.

Para amolecer as fezes e soltar o intestino, você pode utilizar alimentos ou medicamentos que ajudem o funcionamento do trato intestinal, além de beber bastante água e caminhar . Alimentos: feijão, grãos integrais, farelo de cereais, frutas frescas e vegetais. Medicamentos: laxantes e óleo mineral.

Suco de mamão e laranja
O suco de mamão e laranja é uma excelente fonte de fibras, além de papaína que é uma uma enzima digestiva que ajuda na digestão dos alimentos, sendo uma boa opção de laxante natural. 1 copo de suco de laranja natural; 1 fatia de mamão sem caroço; 3 ameixas secas sem caroço.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Pode usar um supositório Dulcolax ® a qualquer momento do dia. Geralmente produzem-se movimentos intestinais em 20 minutos (num intervalo de 10 a 30 minutos).

O bisacodil5, princípio ativo de Dulcolax4, estimula o movimento natural do intestino, o que promove o acúmulo de água dentro do órgão, hidratando mais as fezes e facilitando sua eliminação. Quando comparado ao laxante osmótico, o tipo estimulante tem ação bem mais rápida: se inicia de 06 a 12 horas após o uso1.

5 tipos de remédio natural para prisão de ventre

  1. Suco de mamão com laranja. Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. ...
  2. Água com psyllium. ...
  3. Chá de ameixa seca. ...
  4. Ágar ágar em cápsulas. ...
  5. Vitamina de banana com aveia.

Óleo mineral

O Óleo mineral 100% União Química é indicado como laxante no tratamento de prisão do ventre funcional, ou como terapia em uso tópico para pele ressecada e áspera. Ele auxilia principalmente no tratamento da prisão de ventre, e pode ser utilizado no pré operatório e no esvaziamento do cólon para a realização de exames.

Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas!

Uma ótima alternativa de laxante é a combinação de vitamina de ameixa seca e aveia. A ameixa seca e a aveia são fontes abundantes de fibras, o que auxilia na regulação do funcionamento intestinal e alivia a constipação. Além disso, a ameixa seca contém sorbitol, um laxante natural que estimula a eliminação das fezes.