Como desinchar o pé com gota?

Perguntado por: ibotelho . Última atualização: 1 de julho de 2023
3.9 / 5 11 votos

Não há cura para a gota, mas a doença pode ser controlada. Repouso e uso de bolsas de gelo no local afetado são providências bem-vindas para atenuar as dores, normalmente bastante intensas. Também como forma de reduzir o martírio, o médico receita anti-inflamatório e analgésico.

Segundo Luciana, as crises agudas de gota podem ser contidas com o uso de colchicina, anti-inflamatórios não hormonais e corticoides. “Ao serem amenizadas, é preciso incluir também medicamentos específicos para diminuir os níveis de ácido úrico no organismo”, afirma a especialista.

A hiperuricemia, com o tempo, pode levar ao acúmulo de cristais de ácido úrico dentro e ao redor das articulações. Alguns desses cristais podem desencadear uma crise súbita de dor e inchaço da articulação, que costuma melhorar em cerca de uma semana.

Cristiano Zerbini – Deve permanecer em repouso, porque o ácido lático produzido pelo movimento pode piorar a crise de gota. Deve também colocar imediatamente uma bolsa de gelo no local afetado.

O tratamento para as crises de Gota envolve remédios anti-inflamatórios não hormonais que devem ser recomendados pelo médico (por exemplo, cetoprofeno, toragesic) para aliviar a dor e a inflamação da articulação. Outros remédios muito utilizados para controlar a dor e a inflamação são a Colchicina e a Indometacina.

Como a gota provoca dores intensas, em primeiro lugar, o médico deverá controlar a dor com medicamentos (medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), colchicina, injeções ou comprimidos de corticosteroide e compressas frias nas articulações afetadas.

Quando não tratada adequadamente, a gota pode, a longo prazo, causar graves deformidades devido à deposição crônica de ácido úrico nas articulações e na pele. Outra complicação possível é a insuficiência renal por acúmulo de cristais de ácido úrico nos rins.

  • 1ºadvil.
  • 2ºdanone.
  • 3ºsiàge cauterização lisos.
  • 4ºaptamil.
  • 5ºapsen.
  • 6º216.
  • 7ºmotilex.

Beber bastante água ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo, segundo a nutricionista. “O que pode acontecer é o organismo produzir mais ácido úrico por causa de algum problema – que deve ser investigado por um médico –, mas também a pessoa estar eliminando menos pela urina, por não beber tanta água”, recomenda.

Os médicos tratam crises de gota aguda com medicamentos que diminuem a inflamação e aliviam a dor. A maioria das pessoas com gota precisa tomar medicamentos que diminuem os níveis de ácido úrico no sangue, geralmente por toda a vida.

Compressa gelada
indicada para lesões agudas (<48hs) como distensões musculares ou trauma. E pra lesões crônicas como artrite, tendinite e gota quando estão nos picos de inflamação com dor, inchaço e calor local.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

A artrite da gota é tão dolorosa, que algumas pessoas não conseguem nem cobrir os pés, pois só o contato do cobertor com a área inflamada já causa uma fortíssima dor. O ataque de gota dura alguns dias e depois desaparece espontaneamente.

Os AINEs auxiliam no alívio da dor causada pelo ácido úrico alto, principalmente nas articulações, e têm ação analgésica. Exemplos de AINEs: paracetamol (tylenol), naproxeno sódico e ibuprofeno.