Como deitar para relaxar o pescoço?

Perguntado por: ocrespo5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

dormir de lado: dormir nessa posição ajuda a coluna a ficar mais alinhada, mantendo os discos hidratados. Contudo, é importante usar um travesseiro adequado (sua altura deve ser equivalente à distância do ombro até o pescoço);

Dormir de lado
Essa posição, em que o tronco e as pernas são relativamente esticados, ajuda a diminuir o refluxo ácido e, como a coluna está alongada, afasta as costas e a dor no pescoço.

Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado. Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.

Aquecer a região com bolsa de água quente ou almofada térmica é uma maneira fácil de tentar reduzir a dor. Outros tratamentos incluem exercícios de alongamento e fortalecimento, massagens e analgésicos. Pessoas com dor crônica intensa podem se beneficiar das terapias complementares.

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Esteja atento à sua postura
Uma das causas mais comuns das dores no pescoço é a tensão nos músculos associada a uma postura inadequada, por exemplo ao ver TV ou quando estamos sentados em frente ao computador, quando dormimos numa posição desconfortável ou quando torcemos e giramos o pescoço de forma extrema.

Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.

Quais os sintomas da dor no pescoço?

  1. dificuldade para movimentar a cabeça;
  2. rigidez ou contratura muscular ao apalpar o pescoço;
  3. sensação de agulhadas ou de pontadas no pescoço;
  4. dor de cabeça;
  5. fraqueza nos braços;
  6. formigamento na ponta dos dedos da mão;
  7. dormência.

Movimentos circulares com o pescoço
Sentado em uma cadeira, relaxe os ombros, mantenha as costas retas e faça movimentos circulares com a cabeça. Repita o movimento 5 vezes para cada lado.

Há evidências de que a orfenadrina seja um eficaz relaxante muscular, principalmente no tratamento de dores agudas nas costas ou no pescoço. Essa atuação é possível porque esse relaxante atua nos sistemas envolvidos na regulação da dor ligados ao sistema nervoso central.

O nervo do pescoço inflamado pode ser causado por vários problemas diferentes, sendo a lesão uma das causas mais comuns. Isso pode incluir hérnia de disco, trauma direto de uma lesão física, tal como um acidente de carro ou uma queda, ou lesões por movimentos repetitivos de atividades.