O que causa dor na nuca e no pescoço?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Na maioria das vezes, as dores na nuca indicam algum tipo de lesão ou contratura muscular. É comum que um indivíduo sinta essa área dolorida depois de permanecer por muito tempo com uma má postura ou de dormir numa posição desconfortável.

Na maioria das vezes, a dor de cabeça na nuca não é preocupante ou precisa de atendimento médico. Porém, é importante se atentar para a frequência e intensidade do desconforto. Se a dor for persistente e atrapalhar a rotina, a recomendação é buscar ajuda médica.

Confira dicas para aliviar a dor na nuca:
Use compressas de água quente ou morna no pescoço e nas costas. Faça massagens na nuca. Observe o modelo do seu travesseiro: os mais indicados são os modelos firmes e baixos. Faça pausas no trabalho e durante o uso de eletrônicos.

Problemas posturais são muito frequentes em quem apresenta dor constante na nuca. Doenças como artrite reumatoide, osteoporose, gota, hérnia de disco ou até doenças bacterianas, como a osteomielite e a tuberculose, podem fazer com que a dor na região cervical se prolongue.

A dor no pescoço é muito comum e geralmente não há motivo para preocupação. Os músculos tensos costumam ser os culpados, por exemplo, depois de trabalhar no computador por muito tempo, ser exposto a uma corrente de ar frio ou dormir em uma posição inadequada. Mas, em muitos casos, não há uma causa clara.

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Dor na nuca
As pessoas com pressão alta podem sentir dores na nuca, que irradia para a testa, devido ao aumento da pressão na cabeça que comprime alguns nervos sensíveis à dor. Por ser uma área da cabeça onde poucas condições provocam incômodos, acaba sendo um ótimo alerta indicativo de hipertensão.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Beber chá de gengibre é um dos remédios caseiros que podem melhorar essas dores, pois favorece a boa circulação do sangue no cérebro. Quando a dor na nuca atinge os ombros é porque o problema está na coluna, e na maioria dos casos, essa dor vem acompanhada de uma enxaqueca forte.

Há evidências de que a orfenadrina seja um eficaz relaxante muscular, principalmente no tratamento de dores agudas nas costas ou no pescoço. Essa atuação é possível porque esse relaxante atua nos sistemas envolvidos na regulação da dor ligados ao sistema nervoso central.

Em um ataque cardíaco, a dor no pescoço geralmente é descrita como uma sensação de aperto ou pressão no pescoço, que pode se espalhar para o braço esquerdo, ombro ou mandíbula.

O diagnóstico da cervicalgia é feito por um médico especialista em coluna, normalmente, ortopedista. Quando o paciente for à consulta, é importante não omitir detalhes do médico e falar das dores, das atividades do dia a dia, dos exercícios, etc.