Como acabar com a tosse e irritação na garganta?

Perguntado por: rboaventura6 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Como parar de tossir? 10 dicas para acabar com a tosse

  1. Beba bastante água para manter a garganta hidratada. ...
  2. Use umidificadores de ambiente para evitar os efeitos do clima seco e frio. ...
  3. Mantenha o ambiente bem ventilado e limpo para evitar alérgenos. ...
  4. Prefira alimentos mais macios e leves.

Tome chás com mel, limão e gengibre
Utilizados no preparo de chás, são fáceis de tomar e amenizam o desconforto da garganta inflamada e coçando.

Chá de gengibre, limão e mel
Em uma panela, adicione 1 colher (sopa) de gengibre ralado, 2 colheres (sopa) de mel, 2 fatia de limão e aqueça por aproximadamente 2 minutos. Acrescente 500 ml de água e ferva por 5 minutos. Coe o chá e sirva.

Veja algumas dicas!

  1. Evite o contato com alérgenos. Como vimos, a tosse é um sintoma forte de quadros alérgicos, por isso, quando falamos em como acabar com a tosse seca, evitar possíveis agentes alérgenos é fundamental. ...
  2. Mantenha uma boa hidratação. ...
  3. Evite comer e ir para a cama em seguida. ...
  4. Tome um medicamento antitussígeno.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a amenizar o sintoma e descansar melhor, um cuidado fundamental para melhorar em quadros de infecções respiratórias.

  1. Cuide da umidade do ar. ...
  2. Evite agentes alérgenos. ...
  3. Aumente a ingestão de água. ...
  4. Evite comer antes de se deitar. ...
  5. Mantenha a cabeça elevada ao dormir.

Resfriado, gripe ou amigdalite
Em alguns casos, a coceira na garganta pode ser o princípio dos sintomas de uma infecção respiratória. Em casos assim, é comum que o sintoma rapidamente evolua para uma dor de garganta, que pode estar ou não acompanhada de tosse, febre, coriza e sensação de fadiga.

Xarope 44E é um expectorante para alívio da tosse que acompanha gripes e resfriados tanto seca quanto com catarro. Xarope 44E tem uma tecnologia muco-adesiva que reveste a garganta para aliviar a irritação.

A tosse persistente concentrada no período noturno pode acontecer por diversos fatores externos e internos. Dentre eles, é importante destacar que a posição em que a pessoa dorme pode ser determinante, já que a gravidade faz com que a secreção fique acumulada na área onde ficam os pulmões e garganta.

Beber água ajuda a manter a hidratação, umedecer a garganta e limpar o esôfago de qualquer partícula que possa estar alojada no local, provocando a tosse. O ideal é tomar goles pequenos e intercalados, para ter acesso aos benefícios desse cuidado sem ficar muito cheio e desconfortável por conta do excesso de líquidos.

O vinagre de maçã é bem conhecido por seu poder de aliviar crises de tosse. Para fazer o xarope do produto, basta misturar ¼ de xícara de mel com ¼ de xícara de vinagre de maçã.

A cebola ajuda a descansar melhor à noite durante os processos catarrais. Para isso, corte uma cebola ao meio, coloque as duas metades num prato e leve para a mesinha de cabeceira, onde começarão a libertar os seus aromas.