Quanto tempo dura a dor no pescoço?

Perguntado por: ajordao3 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Comumente a dor desaparece em cerca de uma a duas semanas. Em algumas pessoas, ela volta em certas situações, como depois do trabalho ou esportes intensivos. Se os sintomas durarem mais de três meses, é considerada uma dor cervical crônica. Um dos fatores que frequentemente levam a isso é o estresse psicológico.

Na maioria das vezes, a dor no pescoço não é uma condição séria e costuma passar dentro de alguns dias. Mas, em alguns casos, a dor no pescoço pode indicar ferimentos ou doenças graves e exigir cuidados médicos.

As dores no pescoço podem ter muitas causas, desde lesões a patologias como osteoartrite, ou podem decorrer de estresse, tensão ou postura inadequada. Trata-se de um problema muito comum, contudo temos maior probabilidade de sofrer à medida que envelhecemos.

Os pacientes apresentam dor cervical, limitação da mobilidade cervical e muitas vezes o rosto e o pescoço se mantêm desviado para um lado. Felizmente, com o tratamento adequado a maioria dos torcicolos irão melhorar dentro de 72 horas após o seu surgimento.

Um nervo do pescoço inflamado pode causar uma série de sintomas, incluindo dor, dormência, formigamento e fraqueza. A compressão dos nervos do pescoço também pode gerar rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.

Algumas opções podem ajudar a aliviar a dor no pescoço:

  1. Descanse: tente identificar e cessar a origem do desconforto;
  2. Compressas quentes ou frias: quentes para musculatura rígida e frias para pancadas, por exemplo;
  3. Manter uma postura adequada;
  4. Massagem;
  5. Exercícios de alongamento;

A fricção com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ajudar no processo inflamatório e agir direto na dor. Para quem sofre com torcicolo, a massagem é bem eficaz. Caso não tenha o medicamento, escolha um hidratante corporal e pressione as pontas dos dedos com movimentos circulares na região afetada.

Há evidências de que a orfenadrina seja um eficaz relaxante muscular, principalmente no tratamento de dores agudas nas costas ou no pescoço. Essa atuação é possível porque esse relaxante atua nos sistemas envolvidos na regulação da dor ligados ao sistema nervoso central.

É normal o torcicolo estar presente por 2 a 3 dias, o espasmo da musculatura limita a movimentação da cabeça, dificulta a irrigação sanguínea e a região pode ficar dolorida devido ao processo inflamatório local.

Ele se caracteriza pela dor e rigidez muscular no pescoço, que muitas vezes resulta em uma posição anormal da cabeça, inclinada para um lado ou para frente. Embora geralmente não seja grave, o torcicolo pode causar desconforto significativo e afetar a qualidade de vida das pessoas afetadas.

Em resumo, meu torcicolo que não passa pode sim, ser uma hérnia de diso na coluna cervical. Quanto vale a segurança dos movimentos de seus braços e pernas.