Como curar linfonodos inchados?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

O tratamento é direcionado à causa. Por exemplo, caso se suspeite de uma infecção bacteriana do linfonodo, uma tentativa de administrar antibióticos para verificar se o inchaço desaparece.

Os medicamentos mais usados para o tratamento de linfadenite são: Hirudoid.

Na maioria das vezes, este inchaço é passageiro e não há necessidade de preocupação. Isso porque o inchaço tende a desaparecer em cerca de duas semanas, juntamente com os sintomas da doença.

Sintomas de ínguas no pescoço
Nesses casos, o paciente tem um aumento dos linfonodos que pode gerar dor e vermelhidão, porém, depois desaparecem. Caso demorem mais de 10, 15 ou 20 dias para os sintomas desaparecerem, podemos entender que os linfonodos continuarão persistindo.

Tratamento para linfonodos aumentados
Se os linfonodos incharam devido a uma infecção bacteriana, por exemplo, o médico poderá receitar a administração de antibióticos. Já no caso de doenças oncológicas, o estadiamento oncológico com identificação do sítio primário tumoral é importantíssimo.

Em casos de doenças infecciosas e virais, o tratamento para linfonodos cervicais é feito com o uso de medicamentos sintomáticos e anti-inflamatórios. Às vezes, o uso de antivirais ou de antibióticos, em caso de doenças infecciosas bacterianas, pode ser necessário.

Os linfonodos incham em resposta a doenças, infecções ou estresse e são um sinal de que o sistema linfático está trabalhando para livrar o corpo dos agentes responsáveis. A causa mais comum de gânglios linfáticos inchados é uma infecção, particularmente uma infecção viral, como o resfriado comum.

O inchaço dos gânglios linfáticos (linfadenopatia) é comum quando há uma infecção. Os gânglios linfáticos podem doer quando ficam inchados (linfadenite).

Sintomas de câncer nos linfonodos: linfonodos muito endurecidos, aderentes a outros locais, não causam dor, tem superfície irregular, mais de 2 cm e crescem ainda mais de tamanho ou aparecem outros “caroços” pelo corpo.

Quando atinge um linfonodo, o tumor ocasiona o aumento dos gânglios e alguns podem até ser palpados. Mas, se há apenas algumas células cancerígenas em um linfonodo, fica impossível detectá-lo. Nesse caso, o médico confirma a metástase pela remoção de todo ou parte do linfonodo.

A causa mais frequente é o linfonodo reacional. É uma reação a qualquer processo infeccioso ou inflamatório que esteja ocorrendo próximo àquela região. Por exemplo, sinusite, dor de garganta, infecção no ouvido ou problemas dentários podem causar o aparecimento destes carocinhos no pescoço.

Os linfonodos aumentam próximo da região afetada pela infecção, ou em todo o organismo, surgindo na virilha e axilas, mais comum em doenças graves como tuberculose, HIV, leptospirose e lúpus, por exemplo.

O tratamento desse tipo de íngua também pode contar com medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios, além de recomendações médicas como se hidratar e repousar o máximo que puder para que o caroço desapareça de forma rápida.