Como cozinhar cenoura para não perder os nutrientes?

Perguntado por: ozanette4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Uma boa opção para evitar a perda nutricional é cozinhar os alimentos ao vapor sempre que possível. Outra dica é cortar os vegetais apenas momentos antes da preparação. E evite "esquecer" os alimentos na panela: quanto mais tempo cozinhando, mais nutrientes se perde.

Ao consumi-la cozida, principalmente no vapor, há uma melhor absorção de betacaroteno. Já a cenoura crua possui uma melhor quantidade de vitamina C. Ou seja, vale consumir das duas formas para aproveitar melhor seus nutrientes.

Cenouras são saudáveis ​​cruas ou cozidas
As cenouras são boas para sua saúde, cruas ou cozidas, mas por razões diferentes. Se você quiser absorver melhor o beta-caroteno - um precursor da vitamina A - encontrado na cenoura, melhor comê-las cozidas e temperadas com um fio de azeite de oliva.

20 minutos

Fervura em água | 15 a 20 minutos
Assim como outras raízes, a cenoura vai para a água fria. A ideia é que cozinhe lentamente, ressaltando o sabor.

Lave bem os vegetais, pouco antes de cozinhá-los. Prefira sempre prepará-los no vapor, pois assim o alimento não entra em contato direto com a água e as perdas nutricionais são reduzidas. Não cozinhe no vapor por mais de cinco minutos. Esse é o tempo ideal para manter os nutrientes e garantir uma crocância ao alimento.

A cenoura ajuda na perda de peso por ser rica em fibras que formam uma espécie de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e prolongando a saciedade. Além disso, a cenoura possui baixo teor de carboidratos e calorias, sendo uma boa opção para incluir em dietas de emagrecimento.

O programa alimentar consiste em comer uma cenoura inteira antes de cada refeição. Isso deixará a pessoa mais saciada e, consequentemente, ela comerá uma quantidade mais baixa de alimentos e irá ingerir menos calorias do que está acostumada.

Cenoura. Consumir a casca da cenoura aumenta a quantidade ingerida de betacaroteno, um antioxidante que pode ser convertido em vitamina A e combater radicais livres. Ele ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e faz bem para a visão. Consuma a casca em sopas ou ralada em saladas.

Como tratar a carotenemia
A carotenemia deve-se a uma ingestão excessiva de fontes ricas em carotenoides, sendo o seu tratamento simples: reduzir a ingestão destas fontes. E são muitas, além das cenouras: Batata doce.

Quais são os benefícios do ovo?

  • Contribui para aumentar a massa muscular. ...
  • Ajuda a memória e concentração. ...
  • Auxilia na perda de peso. ...
  • Melhora o sistema imunológico. ...
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom. ...
  • Combate a anemia. ...
  • Previne o envelhecimento precoce. ...
  • Mantém a saúde dos ossos e dos dentes.

Caso você já tenha cozinhado a cenoura e queira congelar as sobras, basta seguir as etapas de congelamento listadas a partir do pré-congelamento. Para descongelar, você pode aquecer rapidamente no microondas, cozinhar no vapor ou, ainda, descongelar na geladeira na noite anterior ou algumas horas antes do uso.

Agora leve suas frutas, verduras e legumes para lavar em água corrente. Se forem folhas, lavar cada uma separadamente. Em seguida, você pode colocar de molho em água clorada. As instruções de preparo são simples: use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%.

As maiores perdas ocorrem em legumes e verduras, pois esses vegetais já contêm em si bastante água e acabam privados, em média, de 50% de suas vitaminas e sais minerais. Frutas, pelo mesmo motivo, também perdem altas doses de nutrientes quando cozidas.

É melhor consumi-los crus ou cozidos? A médica nutróloga Marcella Garcez conta que não existe uma melhor opção. "Depende do vegetal, muitos apresentam maior concentração de nutrientes na forma crua e fresca, como os vegetais folhosos e frutas.