Como corta a tosse com mel?

Perguntado por: agoncalves6 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.2 / 5 20 votos

Para fazer o chá, basta ferver água, despejar alguns pedaços de gengibre e esperar a infusão ocorrer. Em seguida, adicione uma colher de mel e suco de meio limão.

Xarope de mel – Em uma panela, coloque 1 xícara (chá) de mel e 1 cebola ralada. Ferva, em fogo baixo, por aproximadamente 20 minutos. Desligue, deixe esfriar e tome 1/2 colher (chá) a cada 2 horas.

Como explicou a otorrinolaringologista Tanit Sanchez no Bem Estar desta sexta-feira (1), usar o alimento contra a tosse não é um mito: ele realmente funciona, principalmente se a tosse for mais seca. Isso acontece porque o mel consegue proteger as mucosas da garganta e melhorar a irritação.

Por fim, não só pode usar o mel para o tratamento da tosse, como deve! O mel é um remédio natural, e rico em benefícios para a saúde.

Outro método comum de como aliviar a tosse noturna está no gargarejo de água morna com uma pitada de sal, ingrediente com propriedades anti-inflamatórias, que também ajuda a eliminar germes e afinar a secreção acumulada na garganta. Nesse período, também é importante preferir o consumo de alimentos e bebidas quentes.

A cebola ajuda a descansar melhor à noite durante os processos catarrais. Para isso, corte uma cebola ao meio, coloque as duas metades num prato e leve para a mesinha de cabeceira, onde começarão a libertar os seus aromas.

Um xarope natural de mel, limão e gengibre pode aliviar os sintomas como a tosse seca, a congestão e a secreção nasal. Suas propriedades antibióticas combatem os vírus que causam problemas no sistema enquanto fortalecem o sistema imunológico e aliviam a secura.

Ajuda no fortalecimento dos ossos
Não é novidade que o leite é excelente para a saúde dos ossos devido à grande quantidade de cálcio que possui. Quando misturado ao mel, pode ser melhor ainda, pois o mel promove a melhor absorção do cálcio, além de conter grande potencial anti-inflamatório e antioxidante.

Chá de limão com mel e alho
Então, misturado com limão e mel, é possível garantir um ótimo remédio caseiro. Além disso, é importante ressaltar que o mel também auxilia no fortalecimento da imunidade. Por isso, o chá é bastante comum entre pacientes com gripe, garantindo o alívio dos sintomas, principalmente a tosse.

Como tratar a tosse seca persistente? O tratamento da tosse seca persistente dependerá muito da causa do problema. Ele pode ser tratável apenas com um xarope, mas também pode exigir outros medicamentos, como anti-inflamatórios, antialérgicos e, até mesmo, bombinhas para abrir os brônquios e facilitar a respiração.