Como cobrar uma pessoa sem que ela fique chateada?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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Se a pessoa que está te devendo não é tão próxima, abordá-la pelo WhatsApp (Android e iOS) é uma das melhores formas de receber o dinheiro de volta. Escreva uma mensagem de texto mais séria e se ela não te responder, considere fazer uma ligação ou marcar um bate-papo para explicar a situação.

Como cobrar um amigo? Veja 7 dicas!

  1. Estabeleça um prazo. É importante ressaltar que, quando falamos de prazo, essa informação não pode estar clara apenas para você. ...
  2. Use o WhatsApp. ...
  3. Use memes para quebrar o gelo. ...
  4. Seja sincero e tenha empatia. ...
  5. Escute o amigo. ...
  6. Mantenha registros. ...
  7. Não tenha medo de cobrar.

“Bom dia, [nome da pessoa]. Não identificamos o pagamento referente ao mês de [mês] do seu cartão [nome da empresa]. Para receber o código de barras do boleto atualizado, responda gratuitamente este SMS com a palavra SIM. Caso já tenha efetuado o pagamento, desconsidere a mensagem.”

Comece a conversa com clareza e leveza, trate a pessoa com respeito e mostre que é possível debater o assunto sem medo. É claro que você precisa do dinheiro devido, mas faça o possível para compreender o motivo da demora do pagamento dos valores.

Como cobrar um cliente educadamente: 6 dicas

  1. Verifique se houve algum problema no pagamento. ...
  2. Procure entender a situação do cliente. ...
  3. Prefira os canais digitais. ...
  4. Apresente uma proposta de negociação. ...
  5. Reforce os benefícios da regularização. ...
  6. Mostre a disposição da empresa em resolver amigavelmente.

Olá, [Nome]. Como vai? Somos da [nome da empresa] e estamos escrevendo para lembrar que a sua fatura de R$ [valor] referente ao mês de [mês] de [ano] vence hoje [DD/MM]. Podemos enviar o código de barras para pagamento por aqui ou você pode acertar via Pix!

Como cobrar um cliente?

  1. Conheça a lei e seus limites. Não ser incomodado por ligações incessantes é apenas um dos direitos que quem está devendo tem. ...
  2. Cobre de forma educada. ...
  3. Inicie de forma impessoal. ...
  4. Converse, facilite o pagamento ou negocie. ...
  5. Faça uma boa gestão de cobranças.

Uma saudação cordial e educada; A informação sobre o valor que precisa ser acertado; As opções de pagamento que a pessoa pode optar; Uma despedida que deixe claro que, em caso de dúvidas ou dificuldades, você ou a sua empresa estão à disposição para ajudar.

Você tem mais de uma opção para cobrar uma pessoa, mas primeiro saiba desses pontos importantes para fazer uma pessoa te pagar uma dívida:

  1. Converse com a pessoa devedora. ...
  2. Esteja aberto a negociar. ...
  3. O acordo deve ser lembrado sempre. ...
  4. Um novo acordo ou condições de parcelamento podem ajudar a receber a dívida.

Essa é a opção mais fácil e funciona para qualquer situação.

  1. “Isso é muito legal. Obrigada, mas não tenho interesse em sair com ninguém agora.”
  2. “Obrigada por me convidar, mas não estou interessada.”
  3. "Obrigada por me chamar! Gosto muito da nossa amizade, mas não tenho interesse em namorar."

O que fazer quando o cliente não responde

  1. “Desculpe incomodar”
  2. Mude a postura de vendedor.
  3. Tenha uma conta comercial.
  4. Conheça os motivos pelos quais as pessoas não respondem.

A lei brasileira não prevê a liberação da obrigação do devedor em razão de não ter como pagar uma dívida. Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça.

“Olá, [nome do cliente]. Como vai? Identificamos alguns títulos pendentes em seu nome e, como você é um dos nossos melhores clientes, queremos resolver juntos essa situação. Esperamos seu contato para conversarmos e combinarmos a melhor solução.”

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Não sabe como cobrar de uma forma educada por mensagem ou WhatsApp? Então a melhor alternativa é falar pessoalmente. Marque um encontro casual com seu amigo e durante a conversa tente introduzir o assunto. Procure lembrá-lo do dinheiro que ele está devendo e deixe claro que precisa recebê-lo o mais breve possível.