Como chama canjica no Rio?

Perguntado por: ucavalcante . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Na região Nordeste do Brasil o prato é chamado de canjica, enquanto nas regiões de cultura caipira e no interior do estado do Rio de Janeiro é denominado de curau e papa de milho. Já na cidade do Rio de Janeiro é chamado de canjiquinha. É consumida especialmente no período das festas juninas e julinas.

Nas Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, ele é chamado de canjica, mas no Norte e Nordeste, esse mesmo alimento é conhecido como mungunzá. Para complicar ainda mais, no Nordeste, o doce conhecido como “curau” no restante do país – feito de creme de milho-verde, leite de coco e outras especiarias – é chamado de canjica.

O que aqui chamam de canjica, no Nordeste, é munguzá.

Canjica, mungunzá, chá de burro ou curau, como é conhecido na região Sudeste, são variações de nomes de pratos de origem africana feitos à base de milho que se popularizaram bastante no Brasil, consumidos principalmente no período das festas de São João, em junho.

Que a canjica da parte sul do Brasil - o doce feito com milho, leite de coco, açúcar, cravo e canela - é chamada de mungunzá mais ao nordeste, muita gente já sabe. O que poucos conhecem, porém, é a versão salgada do mugunzá, a alegria de festas juninas, reisados e festas populares no interior.

Mungunzá ou canjica – tanto faz!
No nordeste é mungunzá. Em São Paulo, canjica ou curau. Em Minas Gerais pode ser chamada de piruruca. Já no Rio de Janeiro é conhecida como canjiquinha.

O munguzá (também chamado de mungunzá) é uma comida à base de milho que surgiu na África, mas que se popularizou bastante no Brasil. O prato tem várias versões, tanto doces, quanto salgadas, dependendo da região do país onde ele é preparado. Em alguns locais, é conhecido até como canjica.

A palavra canjica designa no Brasil preparações diferentes. Em São Paulo, é uma sopa densa de milho branco, servida fria, às vezes quente, feita com grãos inteiros cozidos em água.

No Nordeste, entendemos que canjica designa o grão de milho seco (branco ou amarelo) levemente quebrado que é a base do prato munguzá, mas também o mingau de milho verde de corte (dito curau no Sudeste).

Buchada

Buchada. A buchada é um dos pratos mais famosos da comida pernambucana, especialmente na região do sertão. Feita com bucho de bode ou carneiro, leva também tripas, picadinho do sangue coagulado e fígado. Outros ingredientes que compõem esta receita são cebola, alho, limão, hortelã e temperos variados.

É um doce feito com milho verde, leite, açúcar e canela em pó. Dependendo da região do Brasil, o termo curau pode se referir a diferentes doces. No Nordeste, esse mingau de milho é chamado de canjica, já no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, o curau também é conhecido como papa de milho e canjiquinha.

Enquanto a receita é conhecida como canjica nas regiões sudeste, sul e centro-oeste, no norte e nordeste do Brasil essa delícia é chamada de mungunzá. Nesse caso, a iguaria é feita apenas com milho branco e o doce é preparado com leite de coco ou de vaca, açúcar, leite condensado e especiarias como cravo e canela.

Significado de Mungunzá
substantivo masculino [Culinária] Reg (Norte) Milho branco cozido em caldo açucarado, ao qual às vezes se acrescentam leite de coco ou de vaca, açúcar, manteiga e canela. Denominado canjica, no Centro e no Sul. Variação de manguzá, mugunzá, munguzá. Etimologia (origem da palavra mungunzá).

Para regiões norte e nordeste, por exemplo, a palavra mungunzá é amplamente utilizada. Em contrapartida, nas regiões sul e sudeste o chamam de canjica.