Como calcular KPI marketing?

Perguntado por: rsiqueira . Última atualização: 20 de julho de 2023
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Essa métrica mostra quanto a empresa investiu nas estratégias de marketing para conquistar cada um de seus novos clientes. Quanto menor o CAC, melhor para a empresa. O cálculo desse KPI é feito dividindo o valor total investido em marketing pelo total de clientes conquistados por meio dessas estratégias.

Para se obter este indicador deve-se apurar a quantidade de entregas feitas no prazo e dividir pelo número total de entregas do período analisado. Multiplica-se por 100 para se obter uma porcentagem.

Aprenda como fazer indicadores de desempenho para sua empresa

  1. Defina bem sua estratégia e seus objetivos. ...
  2. Descreva com precisão os resultados desejados. ...
  3. Meça apenas o que for relevante. ...
  4. Encontre as formas de medir o resultado desejado. ...
  5. Estabeleça metas e limites. ...
  6. Como fazer KPIs usando a Metodologia SMART.

Esse KPI de vendas indica a receita média do cliente de todas as suas vendas. É um cálculo simples, você pega sua receita mensal total (recorrente) e a divide pela quantidade total de clientes que você têm.

KPIs são os principais alvos que você deve rastrear para causar o máximo impacto nos resultados estratégicos de seus negócios. Os indicadores-chave de desempenho apoiam sua estratégia e ajudam suas equipes a se concentrarem no que é importante. Um exemplo de KPI é “500 novos clientes por mês”.

Os KPIs (em inglês Key Performance Indicators) são os Indicadores-Chave de Desempenho observados por um negócio. Ou seja: os valores quantitativos fundamentais que medem os seus principais processos internos.

O KPI mede o desempenho do valor, definido por uma medida Base (também conhecido como um campo calculado no Power Pivot no Excel 2013), em relação a um valor Target, também definido por uma medida ou por um valor absoluto.

7 KPIs essenciais para utilizar na sua empresa.

  • 1 – Taxa de Conversão.
  • 2 – Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
  • 3 – Customer Lifetime Value (CLV ou LTV)
  • 4 – Taxa de evasão de clientes (churn rate)
  • 5 – Indicador de Lucratividade.
  • 6 – Indicadores de Qualidade.
  • 7 – Indicadores de Desempenho Estratégico.

Neste contexto, os exemplos de KPIs mais utilizados são:

  • Tempo médio para preenchimento de vagas.
  • Custo de contratação.
  • Lucro por colaborador.
  • Valor dos salários.
  • Registro de conflitos e queixas dos colaboradores.
  • Rotatividade de colaboradores.

Entendido o que são KPIs de vendas e seus benefícios vamos à lista dos principais indicadores de vendas:

  • Número de oportunidades abertas.
  • Número de oportunidades concluídas.
  • Canais de Venda.
  • Ticket médio.
  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
  • Lifetime Value (LTV)
  • Tempo médio de venda.
  • Taxa de conversão.

Como criar um KPI: passo a passo

  1. Defina quais processos serão monitorados. Os indicadores-chave estão diretamente ligados ao planejamento estratégico. ...
  2. Crie metas e objetivos. ...
  3. Defina indicadores SMART. ...
  4. Estabeleça a metodologia de coleta e análise de dados. ...
  5. Acompanhe resultados.