Como alongar o músculo da panturrilha?

Perguntado por: nalbuquerque . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 10 votos

Mantenha uma das pernas esticada. Dobre a outra perna em direção ao corpo e aponte o joelho para o teto, sempre com o calcanhar encostado no chão. Entrelace os dedos das mãos e use-os para envolver a ponta do pé da perna que está dobrada.

3. Alongamento da panturrilha

  1. Apoie suas mãos (com as palmas estendidas) em uma parede;
  2. Coloque uma de suas pernas para trás e fique na ponta dos pés;
  3. Flexione levemente o joelho da perna que ficou na frente;
  4. Permaneça nessa posição por 30 segundos.
  5. Faça essa atividade 3 vezes em cada perna.

Aplicar gelo ou compressas frias por 15-20 minutos, 3-4 vezes por dia durante as primeiras 48-72 horas; Use um envoltório elástico ou bandagem ao redor da área para minimizar o inchaço; Usar um travesseiro ou almofada para elevar a perna afetada, tanto quanto possível durante o dia e durante o sono a noite.

Se você quer aprender a prevenir e reverter o seu caso de encurtamento muscular, confira as dicas a seguir!

  1. Faça dez minutos de alongamentos antes de se exercitar. ...
  2. Concilie os seus treinos com aulas de pilates. ...
  3. Faça movimentos mais lentos e com maior amplitude durante os exercícios.

– Panturrilha encurtada: principalmente em mulheres que usam salto alto. O músculo encurtado é pouco desenvolvido e mais difícil de ser trabalhado. Alongue a panturrilha para melhorar a amplitude do movimento; – Velocidade de Execução: muita “pressa” na hora de executar o movimento.

Pode ocorrer se os músculos da panturrilha estiverem muito tensos, porque não podem sustentar o pé. Os sintomas mais comuns são dor no pé ao acordar e dificuldade em flexionar o pé.

A dor na panturrilha, em alguns casos, pode estar sinalizando um quadro de claudicação intermitente. Isso acontece pois, ao se exercitar, os músculos tendem a consumir mais oxigênio do que quando encontram-se em repouso.

Sente-se com a perna estendida e coloque a faixa ao redor de um dos pés, segurando os dois lados da faixa com as duas mãos. Gentilmente, puxe os dedos em direção ao peito até sentir a panturrilha alongar. Repita o exercício do outro lado.

A tensão da panturrilha é uma lesão muscular comum e, se não for tratada adequadamente, existe o risco de re-lesão e recuperação prolongada. As distensões musculares ocorrem comumente na cabeça medial do gastrocnêmio ou próximo à junção musculotendínea.

7 melhores exercícios para alongamento da panturrilha

  1. Cachorro olhando para baixo. Deite-se de barriga para baixo, com os pés alinhados à largura do quadril. ...
  2. Alongamento com avanço. ...
  3. Elevação do calcanhar. ...
  4. Progressão de calcanhar. ...
  5. Alongamento em escada. ...
  6. Alongamento sentado para panturrilha. ...
  7. Pular corda.

Para realizar o teste é necessário deitar-se na posição decúbito dorsal (barriga para cima) e “abraçar” um dos joelhos, tentando manter a outra perna completamente esticada no chão. Caso a perna que não foi abraçada não fique completamente no chão, significa que existe uma deformidade e encurtamento muscular.