Como acabar de vez com a tosse em 2 minutos?

Perguntado por: vnascimento7 . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Uma medida caseira que pode ser feita para aliviar inflamação e desconforto na garganta é o gargarejo com água morna e sal, que pode ser repetido ao longo do dia para manter a tosse sob controle.

Algumas dicas para amenizar o desconforto com tosse noturna
Beba bastante líquidos ao longo do dia e também antes de dormir, pois a água ajuda a hidratar a mucosa e diluir o muco na garganta. Não fume. O cigarro possui toxinas que degeneram o sistema respiratório e pioram muito a tosse.

Como aliviar tosse seca: 7 dicas que podem ajudar

  1. Priorize hábitos e dietas adequadas. ...
  2. Evite alérgenos em potencial. ...
  3. Hidrate-se bastante. ...
  4. Faça repouso e tente relaxar. ...
  5. Mantenha o ambiente umidificado. ...
  6. Analgésicos para aliviar a dor de garganta. ...
  7. Chás a base de alho, mel e/ou limão.

O que é bom para crise de tosse?

  1. Manter o ambiente limpo e ventilado. Em geral, muitas crises são motivadas pelo contato com alérgenos ou pela infecção com bactérias e vírus. ...
  2. Usar umidificadores de ar no dia a dia. ...
  3. Fazer lavagem nasal diariamente. ...
  4. Tomar medicamentos para amenizar o sintoma.

A cebola ajuda a descansar melhor à noite durante os processos catarrais. Para isso, corte uma cebola ao meio, coloque as duas metades num prato e leve para a mesinha de cabeceira, onde começarão a libertar os seus aromas.

O vinagre de maçã é bem conhecido por seu poder de aliviar crises de tosse. Para fazer o xarope do produto, basta misturar ¼ de xícara de mel com ¼ de xícara de vinagre de maçã.

Quando a tosse dura semanas, é preciso tratá-la, já que ela pode trazer problemas à saúde do corpo. “A tosse persistente pode acarretar complicações em longo prazo às cordas vocais, como a rouquidão, além de cansaço muscular do diafragma e dos músculos do tórax”, explica o pneumologista Mauro Gomes.

Uma colher de mel três vezes por dia já é o suficiente para ajudar a aliviar a tosse e combater a inflamação.

Além das gripes e resfriados, também pode estar relacionada a outras questões pulmonares e respiratórias, como bronquite, rinite, asma, pneumonia, ou ainda a doença do refluxo gastroesofágico (também conhecida como refluxo ácido). Na maioria dos casos, o sintoma não é motivo de preocupação.

A melhor posição, de acordo com Renata, é a lateral, preferencialmente do lado esquerdo.