Como acabar com a praga no pé de chuchu?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

O fungo que causa a antracnose é disseminado por água, que pode ser da chuva ou do próprio sistema de irrigação. A dica do especialista, doutor em fitopatologia, é retirar todos os frutos já contaminados e substituir o sistema de irrigação por aspersão pelo sistema de gotejamento ou microaspersão.

Para manter a qualidade da hortaliça alta os produtores precisam renovar as parreiras e controlar as pragas. A pulverização é feita a cada quinze dias. "As pragas estão atacando mais por causa do calor, ela começa amarelar as folhas e depois passa para o fruto", diz o produtor José Oscar Petroli.

Algumas doenças fúngicas podem incidir sobre essa cultura, prejudicando o seu desenvolvimento e reduzindo a produção. Entre elas, nas condições de São Paulo, destacam-se a antracnose, a mancha zonada e o oídio, capazes de infectar, também, outras Cucurbitaceas importantes como pepino, melancia, abóbora e abobrinha.

Não há recomendação específica de adubação para o chuchu-de-vento. Pode-se utilizar como referência a adubação para a cultura da abóbora ou do pepino, com base na análise do solo. Para melhor absorção dos nutrientes, a faixa ideal de pH dos adubos deve ser entre 5,5 e 6,5.

10 a 28 graus Celsius abaixo disso ou superior ocorre a queda dos frutos bota questão a irrigação tudo em excesso faz mal pessoal Então nada de deixar o sol super encharcado que favorecem a entrada de fungos e também nada de deixar o sol checco. que vai funcionar queda dos seus frutinhos.

O chuchu precisa de bastante água para se desenvolver, então é importante regar a planta pelo menos duas vezes por semana. É importante não encharcar o substrato, para evitar que as raízes da planta fiquem para fora da terra.

Sanhaçu-papa-laranja se alimenta de folhas de mamão e também chuchu.

A cultura do chuchu pode ser irrigada por diferentes sistemas de irrigação. Os sistemas por aspersão são destacadamente os mais usados, seguido da microaspersão localizada. Os sistemas de irrigação em bacias ao redor das plantas e por sulco são algumas vezes adotados em pequenas áreas de produção.

Comercialmente tem uma duração de produção de 3 anos, mas em cultivo caseiro poderá durar muito mais. As flores do chuchuzeiro são brancas e pequenas, seguidas de frutos ovais, grandes de forma característica, na cor creme, verde-clara ou verde escuro, ambos com polpa dura com mucilagem.

O solo deve ter boa textura e estrutura, para facilitar o desenvolvimento do siste- ma radicular e a drenagem do excesso de água nos periodos chuvosos. O pH ideal para o chuchuzeiro é 7,0.

A recomendação de fertilização orgânica deve ser baseada no resultado da análise de solo, e pode variar entre 10 e 20 toneladas por hectare de esterco de gado (ou composto), ou 2,5 a 5 toneladas por hectare de esterco de galinha/cama de frango, aplicados nas covas cerca de 20 dias antes do plantio.

A época ideal de plantio é de outubro a ~ fevereiro para os estados do Sul, de agosto ~ •.