Como abrir o prepúcio?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Durante ou logo após o banho, quando a pele está mais humedecida e flexível, os pais devem fazer uma retração leve do prepúcio (puxar a pelezinha). Devem fazê-lo até onde conseguirem sem nunca forçar! É frequente notarem um aperto a toda a volta, o chamado anel prepucial.

Utilizar sabão neutro e deixar a glande do pênis exposta em água corrente para higienização; Uso de pomadas para amolecer a pele do prepúcio, seguindo orientações do uropediatra; Secagem do pênis e, principalmente, da glande do pênis após micção; Cirurgia de postectomia para retirada do prepúcio.

A fimose ocorre quando a extremidade do prepúcio se estreita (o orifício prepucial), impedindo, assim, o homem de descobrir adequadamente (ou facilmente) a sua glande. Normalmente, sem fimose, expor a glande é muito simples: basta retrair o prepúcio, ou seja, puxar a pele do pênis.

Já o tratamento para parafimose pode envolver lubrificação do prepúcio e da ponta do pênis e, em seguida, apertando suavemente a ponta do pênis, puxando o prepúcio para a frente. Se esta é ineficaz, uma pequena incisão para aliviar a tensão pode ser realizada.

Com cuidados e hábitos adequados de higiene, essa aderência costuma desaparecer naturalmente ao longo da infância. Aos 3 anos de idade, 50% dos meninos já conseguem retrair o prepúcio.

Para facilitar o descolamento do prepúcio, os pediatras recorrem muitas vezes ao uso de corticoides, em forma de pomada, recomendando a sua aplicação por um período de seis a oito semanas, com uma média de duas aplicações diárias. A intenção do tratamento é “amolecer a pele”, facilitando o seu descolamento.

O prepúcio pode ser puxado para trás para ajudar a deixar a urina passar normalmente e para lavar essa área. Em alguns meninos, o prepúcio é removido alguns dias depois do nascimento. A remoção do prepúcio é um procedimento chamado circuncisão.

Fimose na fase adulta
Nesses casos, não existe a possibilidade da fimose se curar sozinha, então só é possível tratar através de intervenção cirúrgica. A cirurgia é um tanto simples e visa apenas remover o excesso de pele, de modo que o paciente consiga expor a glande sem nenhum problema.

É boa idéia checar com o urologista a causa das suas dificuldades. Além disso, recomenda-se deixar a glande exposta por algumas horas (por exemplo, no quarto, à noite) e, na hora do banho, fazer uma massagem bem leve com uma esponja na região.

Hoje, estima-se que um em cada sete adultos no mundo seja circuncisado por diferentes razões. Homens circuncidados tem mais facilidade de fazer a higiene, menos chances de contrair infecções e doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, os médicos recomendam a retirada do prepúcio somente em casos em que a fimose.

Depois que seu bebê fez 6 meses de idade, você pode começar a puxar em volta do prepúcio, enquanto limpa o pênis. É importante puxar o prepúcio para trás apenas até onde ele vai e não forçá-lo.

Se o paciente tem muita pele mas consegue expor a glande, ele possui excesso de prepúcio.

Devem fazê-lo até onde conseguirem sem nunca forçar! É frequente notarem um aperto a toda a volta, o chamado anel prepucial. Forçar a passagem deste anel pode fazer sangrar a pele, magoando o menino e levando a uma cicatriz e ao desenvolvimento de uma fimose patológica.

Enfim, a resposta para essa pergunta é: SIM! A fimose afeta a qualidade sexual dos homens e suas manifestações, de alguma maneira, também acabam por afetar suas parceiras. Ocorre que a fimose cobre a glande peniana tornando essa região mais sensível.