Pode cortar o prepúcio?
Hoje, estima-se que um em cada sete adultos no mundo seja circuncisado por diferentes razões. Homens circuncidados tem mais facilidade de fazer a higiene, menos chances de contrair infecções e doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, os médicos recomendam a retirada do prepúcio somente em casos em que a fimose.
O que acontece quando corta o prepúcio
A circuncisão (ou plastia do prepúcio) consiste no corte circular da pele do prepúcio de forma a eliminar apenas o anel de pele apertado, deixando, na maioria dos casos, a glande recoberta e o pénis com aspeto "natural".
Por que cortar o prepúcio
21A cirurgia de circuncisão serve para remover o prepúcio (a pele retrátil que recobre a glande, mais conhecida como “cabeça” do pênis). Sua indicação se deve à comprovada redução da incidência de doenças urológicas. Isso porque, a intervenção facilita a higiene da genitália masculina, prevenindo diversas patologias.
Como se corta o prepúcio
A cirurgia geralmente é realizada de duas formas: a tradicional, cortando o prepúcio com bisturi, ou com um grampeador cirúrgico. Pode-se aplicar apenas anestesia local, embora, muitas vezes, o paciente seja sedado antes da intervenção em uma região tão sensível do corpo.
Em que idade o prepúcio sai
Com cuidados e hábitos adequados de higiene, essa aderência costuma desaparecer naturalmente ao longo da infância. Aos 3 anos de idade, 50% dos meninos já conseguem retrair o prepúcio.
Pode dormir com a glande exposta
É boa idéia checar com o urologista a causa das suas dificuldades. Além disso, recomenda-se deixar a glande exposta por algumas horas (por exemplo, no quarto, à noite) e, na hora do banho, fazer uma massagem bem leve com uma esponja na região.
É melhor deixar a glande coberta ou descoberta
Vantagens de deixar sem prepúcio, ou seja, fica a glande totalmente descoberta: estudos mostram que reduz risco de contrair DST e previne candidíase local, e facilita higiene local. Eventual melhora de ejaculação precoce é controversa.
Quem tem fimose sente menos prazer
Mitos sobre a fimose: 1 – Quem tem fimose sente mais prazer
De maneira geral, o homem pode sim sentir mais sensibilidade na região do prepúcio quando tem fimose. Mas, isso não pode ser confundido com o aumento do prazer. Pelo contrário, a sensibilidade pode ocasionar dor e desconforto durante as relações.
Como tirar o prepúcio do homem
Quando há o problema, os médicos geralmente indicam em um primeiro momento pomadas com corticoides, que facilitam que a pele deslize sobre a glande. Para meninos com mais de cinco anos também podem ser recomendados exercícios de retração em que o prepúcio é puxado de maneira leve, para ir se soltando pouco a pouco.
Tem como tirar o prepúcio naturalmente
Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.