Como a insuficiência cardíaca causa edema?

Perguntado por: gveloso . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Na maioria dos casos, o edema é causado pela insuficiência cardíaca, que ocorre quando o coração não é capaz de bombear o sangue adequadamente. Mas o edema pulmonar pode ocorrer por outros motivos, incluindo pneumonia, exposição a certas toxinas e medicamentos e até por traumas torácicos.

Na insuficiência cardíaca, seja ela esquerda ou direita, a redução do volume arterial efetivo leva a uma ativação do sistema renina angiotensina aldosterona e, consequentemente, ocorre retenção de sal e água.

Como é o lado esquerdo do coração o responsável por bombear o sangue vindo dos pulmões, quando a bomba cardíaca falha, há um congestionamento, provocando um acúmulo de sangue nos vasos pulmonares. Esta congestão causa um aumento da pressão sanguínea dentro dos vasos pulmonares, favorecendo o extravasamento de água.

O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar. Diminuição da pressão oncótica plasmática.

O edema pode ser decorrente de processo local ou generalizado e pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Entre as principais causas de edema generalizado estão as doenças crônicas do coração, do fígado e dos rins. Nem todo edema é grave, uma vez que as consequências dependem da causa.

Retenção de líquido anormal pelo corpo devido a deficiência da função cardíaca ou insuficiência cardíaca. Geralmente é caracterizada por aumento de pressão venosa e capilar e pernas inchadas quando em pé. É diferente de edema generalizado causado por disfunção renal (SÍNDROME NEFRÓTICA).

Qual a fisiopatologia insuficiência cardíaca? A Insuficiência Cardíaca (IC) pode resultar de diversas doenças cardíacas e sistêmicas, sendo a redução da contratilidade miocárdica a causa mais comum.

Formação do Edema na Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)
Na ICC, a falência cardíaca reduz o volume arterial efetivo e estimula vasoconstrição simpática com desvio do fluxo sanguíneo para cérebro, coração e pulmões, e redução do fluxo para rins e outros órgãos, iniciando assim a retenção de sódio e água.

A insuficiência cardíaca causa uma menor reabsorção do líquido pleural. Normalmente o derrame pleural por IC é transudativo, bilateral, indolor e afebril. Caso alguma dessas características sejam diferentes, suspeitar de outra etiologia associada e realizar toracocentese diagnóstica.

Possíveis complicações da insuficiência do coração
A insuficiência renal, problemas nas válvulas do coração, infarto, problemas no fígado e até a morte, podem ser complicações na insuficiência cardíaca.

O edema pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, mas é mais comum nos pés e tornozelos, o que é conhecido como edema periférico. Outros tipos de edema são edema cerebral, edema pulmonar e edema macular , que afeta a mácula dos olhos .

O inchaço é um sinal objetivo sendo visível pelo médico ou pelo próprio paciente, e muito comum em pacientes internados no CTI-A. Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos).

Causada por consumo excessivo de sal e alimentos embutidos, sedentarismo, problemas cardíacos, renais, hepáticos ou alterações hormonais, a retenção de líquido pode gerar um leve incômodo ou impasses sérios. Por isso, é preciso estar atento e procurar um médico se for necessário.

A retenção de líquido acontece quando há excesso de fluidos acumulado nos tecidos do corpo. Dessa forma, surgem inchaços em regiões como pés, pernas, tornozelos e mãos. São várias as causas de retenção, como problemas circulatórios, alterações hormonais e também efeitos colaterais de medicamentos.

AVALIAÇÃO DO EDEMA
Classificar de + a 4+. Indica o grau de congestão. vasculares e dermatológicas são mais comuns, mas pode ser também por causa ortopédica.