Como a biossegurança deve ser aplicada?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

A limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies são medidas de biossegurança hospitalar eficazes para controlar o risco de transmissão de infecções. Nessa questão, entram piso, paredes, janelas, mobiliário e também equipamentos médicos.

Contudo, a biossegurança também está presente em locais onde a tecnologia moderna se encontra, como hospitais, indústrias, laboratórios de saúde pública, laboratórios de análises clínicas, universidades, hemocentros, entre outros.

A biossegurança é uma área de conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente” ...

Uma das principais normas de biossegurança em hospitais, clínicas e laboratórios diz respeito à higienização das mãos. Elas sempre devem ser lavadas antes do preparo e da ministração de medicamentos e do manuseio do paciente. Apesar de simples, essa é uma das medidas que mais evitam a propagação de doenças.

melhorar a saúde da população; baixar os índices de acidentes de trabalho; minimizar o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

O objetivo principal da biossegurança é criar um ambiente de trabalho onde se promova a contenção do risco de exposição a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes e meio ambiente, de modo que este risco seja minimizado ou eliminado.

Lavar instrumentos, roupas, superfícies de trabalho SEMPRE usando luvas. NÃO usar luvas fora da área de trabalho, NÃO abrir portas, NÃO atender telefone. integridade das luvas após a desinfecção. NUNCA reutilizar as luvas, DESCARTÁ-LAS de forma segura.

Entre eles, estão:

  1. O descarte correto dos materiais utilizados para manuseio de materiais contaminados ou tóxicos;
  2. A higienização correta de ferramentas que serão reutilizadas;
  3. Entre outras medidas que são obrigatórias para empresas de várias áreas.

São práticas da biossegurança, por exemplo, o uso de luvas para realizar procedimentos que envolvam o contato com sangue, secreções e excreções, e a lavagem das mãos antes de qualquer atividade clínica e hospitalar, a fim de evitar a contaminação por agentes infecciosos e proporcionar um ambiente mais seguro e sadio.

Os aspectos gerais devem contemplar a orientação quanto à indumentária (uso de avental, sapatos baixos e fechados, calças compridas), ao emprego correto dos equipamentos de proteção individual (máscaras, luvas, toucas, óculos), aos procedimentos de manipulação de substâncias e ao comportamento no laboratório ( ...

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.