Até quando a herpes é contagiosa?

Perguntado por: smatias . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Na maioria dos casos, as bolhas rebentam, criando uma crosta que eventualmente cai. As lesões do herpes labial são mais contagiosas quando rebentam. Mas na realidade são contagiosas desde o primeiro momento em que sente sintomas ao redor da boca, como formigueiro ou irritação, até estarem completamente cicatrizadas.

O herpes é mais facilmente transmitido quando há feridas abertas, mas também pode ser transmitido antes que as bolhas realmente se formem ou mesmo de pessoas sem sintomas.

Assim que as defesas do corpo debelam o vírus, as crostas começam a desfazer-se e as lesões do herpes labial cicatrizam. Tente evitar arrancar a crosta, porque assim o processo de cicatrização começará de novo. Para a maioria das pessoas, a cicatrização ocorre entre 8 a 10 dias após o início dos sintomas.

O motivo é simples: “Em superfícies secas, ele pode permanecer vivo por períodos de algumas horas até oito semanas. Esse tempo se torna maior em ambientes úmidos.” O infectologista recomenda lavar copos e talheres adequadamente, além de separá-los durante episódios de atividade das lesões.

Por isso que as reincidências costumam ser sempre na mesma região. A transmissão é maior na presença de feridas, mas o vírus pode ser transmitido mesmo sem lesões ativas.

O herpes é um vírus que pode ficar escondido no organismo a vida toda e só incomoda mesmo quando se manifesta na forma de lesões, geralmente nos lábios ou nas genitais. “São bolhas que se reúnem em cachos, incomodando bastante pela ardência, vermelhidão e coceira”, explica o infectologista Jorge Senise.

O Herpes vírus pode ser identificado indiretamente por exames sorológicos que identificam anticorpos contra o vírus e diretamente detectando o DNA do vírus que está em circulação. O Amplicon realiza o teste de detecção do DNA do vírus da Herpes (HSV1 e HSV2) e libera o resultado em 3 dias úteis.

Na fase final da evolução da doença, é comum o aparecimento de crostas (imagem 3).

Assim como nos casos de herpes genital, o início precoce de aciclovir nos casos de infecção primária por herpes labial, ajuda a amenizar os sintomas e a encurtar o tempo de doença. A dose indicada é de 400 mg, 3 vezes por dia por via oral, por 7 a 10 dias.

Cuidados durante a infecção
Além disso, deve-se evitar falar muito próximo de outras pessoas, para que as gotículas de saliva não entrem em contato com alguém, e lavar sempre as mãos adequadamente após tocar nas feridas.

“A herpes é uma doença transmissível que não tem cura, uma vez que não existe um remédio antiviral capaz de eliminar de vez o vírus do organismo. A lesão provocada pelo herpesvírus desaparece à medida que o sistema imune do indivíduo se recupera.

  • Arlete Salles.
  • Justin Bieber.
  • Mariana Xavier.
  • Marina Ruy Barbosa.

Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses para doar, após o retorno. »Doenças: » Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões. » Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

O vírus herpes simplex tipo 2 sobrevive muito pouco tempo no ambiente, sendo incomum a transmissão através de roupas ou toalhas. Não é habitual haver transmissão do herpes genital em piscinas ou banheiros.

Tratamento de Herpes simples em adultos: Um comprimido de aciclovir 200 mg, cinco vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente quatro horas, pulando a dose noturna. O tratamento precisa ser mantido por cinco dias, e deve ser estendido em infecções iniciais graves.

Autoestima: Herpes não é motivo de vergonha, e você não deve deixar o lado psicológico te abalar nas eventuais manifestações da doença. COMPARTILHE: Quem tem herpes está sujeito às manifestações eventuais da doença, sempre que o vírus é ativado no organismo.