Saúde

É possível acabar com a diabetes

Mas será que realmente o diabetes tem cura? Quando analisamos pela óptica da medicina, na realidade, o diabetes não tem cura. O que pode acontecer é que a pessoa passe a apresentar, durante ou depois de um tratamento, níveis controlados de açúcar no seu sangue, que podem até serem níveis normais.

... Ler mais

Quando a pessoa está com câncer aparece no exame de sangue

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

... Ler mais

Qual o nome do exame que detecta câncer em qualquer parte do corpo

Biópsia. A biópsia é um procedimento que é usado para diagnosticar o câncer em qualquer parte do corpo.

... Ler mais

O que altera no hemograma quando a pessoa está com câncer

“O hemograma é um exame que avalia a contagem de células sanguíneas e a sua forma, como também a concentração de hemoglobina. As alterações ocorrem quando as células tumorais invadem a medula óssea – nossa “fábrica” de células sanguíneas – promovendo diminuição da produção das mesmas”, o Dr. Bellesso explica.

... Ler mais

Quais são os sintomas de uma anemia profunda

O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.

... Ler mais

Quem tem anemia pode perder peso

A fadiga, a falta de ar, a pele pálida, a perda de peso, podem ser os sintomas da anemia, mas não são muito específicos. A anemia não é uma doença, mas é um sintoma que a origem deve ser buscada. A anemia ocorre quando o nível de hemoglobina no sangue é inferior a 13 g/dl em homens, 12 g/dl em mulheres.

... Ler mais

O que a anemia pode causar no corpo

Conseqüências: A anemia ferropriva traz os seguintes efeitos adversos ou consequências: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal.

... Ler mais

Quem tem anemia sente dores nas pernas

No geral, manifesta-se dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, inchaço nos pés, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.

... Ler mais

O que fazer para aliviar a pressão nos olhos

Dormir sobre um travesseiro em forma de cunha que eleve a cabeça em 20 graus reduz a pressão intraocular (PIO), à noite, o que pode ajudar a controlar ou a reduzir o risco de glaucoma. As informações são de um estudo, publicado no Journal of Glaucoma.

... Ler mais

Quem tem glaucoma pode não ficar cego

“Glaucoma é uma doença relacionada ao aumento da pressão do olho, e se não for tratada pode levar a cegueira. Essa doença é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na maioria dos casos, é assintomático (o paciente não sente nada).

... Ler mais

Quem tem glaucoma enxerga de perto

Embora o Glaucoma leve à perda da visão periférica, na grande maioria dos casos isso não é percebido. Em alguns casos onde a pressão ocular está muito elevada (acima de 40-50 mmHg por exemplo), pode haver dor e embaçamento visual.

... Ler mais

Qual é o pior tipo de glaucoma

É a variante mais agressiva da doença, sendo considerado um caso de emergência. Pacientes com glaucoma de ângulo fechado podem ficar cegos em questões de horas, já que o problema resulta de uma má formação anatômica que pode abruptamente bloquear o trabeculado.

... Ler mais

Qual é a pressão normal de um olho

Geralmente, os olhos normais (sem glaucoma) apresentam pressão entre 10 a 21 mmHg, e é determinada facilmente pelo médico oftalmologista com um exame chamado Tonometria. Porém, muitos pacientes com pressão "normal" (16 mmHg por exemplo), podem desenvolver glaucoma.

... Ler mais

Quais são os tipos de glaucoma

Tipos de glaucoma: veja os níveis de gravidade da doença

  1. Ângulo aberto. O tipo de glaucoma mais comum é o de ângulo aberto. ...
  2. Ângulo fechado. O ângulo fechado é um tipo de glaucoma menos comum. ...
  3. Glaucoma secundário. ...
  4. Glaucoma congênito.
... Ler mais

Quais os sintomas do glaucoma avançado de

Como é a visão de quem tem glaucoma avançado?

  • Sensação de precisar de mais luz;
  • Visão embaçada e dificuldade de identificar objetos e cores;
  • Sensação de estar olhando por um óculos embaçado;
  • Enxergar um brilho;
  • Falta da visão periférica;
  • Dificuldade em diferenciar contraste;
  • Campo visual limitado.
... Ler mais

Como é a dor de cabeça do glaucoma

Essa condição pode causar dor de cabeça constante e intensa. O glaucoma não costuma apresentar sintomas iniciais, portanto, se a cefaleia acontecer em uma intensidade muito forte, pode ser que a doença já esteja em um quadro agudo. Há qualquer sintoma de glaucoma, vá até o médico oftalmologista.

... Ler mais

É perigoso quando o olho fica tremendo

O tremor nas pálpebras causa incômodo, mas é indolor e, na maioria dos casos, desaparece sem tratamento. Contudo, pode ser um sintoma de uma doença mais grave. As principais causas são estresse e ansiedade.

... Ler mais

Qual o melhor colírio para diminuir a pressão do olho

Os betabloqueadores costumam ser a primeira escolha dos oftalmologistas, devido à sua eficiência e rapidez no controle da pressão intraocular.

... Ler mais

Quem tem glaucoma pode voltar enxergar

A visão que já foi perdida por Glaucoma não pode ser recuperada, devido ao dano no nervo óptico. Porém ,quando diagnosticado a tempo, é possível controlá-lo para que a doença não avance.

... Ler mais

Quando que a gastrite é preocupante

Nesse sentido, a gastrite se torna preocupante quando atinge grande parte dessa parede, inclusive suas camadas mais profundas. Do mesmo modo, quando não tratada, a gastrite pode eventualmente evoluir para uma úlcera, ferida mais profunda da mucosa do estômago.

... Ler mais