O que fazer para aliviar a pressão nos olhos?

Perguntado por: lmagalhaes9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Dormir sobre um travesseiro em forma de cunha que eleve a cabeça em 20 graus reduz a pressão intraocular (PIO), à noite, o que pode ajudar a controlar ou a reduzir o risco de glaucoma. As informações são de um estudo, publicado no Journal of Glaucoma.

O tratamento mais usual é o uso de colírios que atuam na redução ou estabilização da pressão intraocular. Em alguns casos eles podem ser combinados com o uso de medicamentos de via oral.

Segundo estudos, muitos alimentos podem ajudar a diminuir a pressão ocular, como os chás quentes, o pêssego, que é rico em antioxidantes, carotenoides, vitamina A e C, melhorando a saúde dos olhos.

A pressão alta nos olhos, uma característica do glaucoma e da esclerite, causa a danificação do nervo óptico e compromete a visão. Essa doença pode acometer adultos, idosos e crianças, mesmo sem manifestar sintomas, e até levar à cegueira.

Tradicionalmente, o chá de camomila é utilizado como compressa ou banho ocular para aliviar a irritação, vermelhidão e inchaço nos olhos, assim como para tratar conjuntivite e outras inflamações oculares.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro. Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.

Muitas das vitaminas e antioxidantes que melhoram a visão encontram-se naturalmente em alimentos comuns, incluindo: Cenouras, couves, espinafres e legumes verdes (vitamina A e luteína) Fígado (vitamina A), incluindo óleo de fígado de bacalhau.

A pressão dos olhos é medida em milímetros de mercúrio (mmHg). Uma pressão ocular normal varia de 10-21 mmHg. Considera-se hipertensão nos olhos uma pressão ocular acima de 21 mmHg.

Pupilas aumentadas; Redução da visão periférica; Vermelhidão nos olhos; Vômito.

1- Betabloqueadores
Estes são considerados a primeira linha de tratamento, pois apresentam boa ação em reduzir a pressão intraocular e também possuem um custo baixo e acessível. O maleato de timolol 0,5% é o principal representante desse grupo.

Para prepará-la, ferva 1 copo médio de água com um colher de chá de sal. Desligue assim que atingir o ponto de ebulição. Em seguida, depois que esfriar, pode ser usado normalmente como colírio. Tenha apenas a atenção de transferir o líquido para um frasco devidamente limpo e seco, e que possa ser bem fechado.