Quais são os tipos de glaucoma?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Tipos de glaucoma: veja os níveis de gravidade da doença

  1. Ângulo aberto. O tipo de glaucoma mais comum é o de ângulo aberto. ...
  2. Ângulo fechado. O ângulo fechado é um tipo de glaucoma menos comum. ...
  3. Glaucoma secundário. ...
  4. Glaucoma congênito.

Glaucoma de ângulo fechado
É a variante mais agressiva da doença, sendo considerado um caso de emergência. Pacientes com glaucoma de ângulo fechado podem ficar cegos em questões de horas, já que o problema resulta de uma má formação anatômica que pode abruptamente bloquear o trabeculado.

Tipos de Glaucoma

  • Glaucoma crônico de ângulo aberto: 80% dos casos de glaucoma são do tipo crônico de ângulo aberto. ...
  • Glaucoma agudo ou de ângulo fechado: ...
  • Glaucoma de pressão normal: ...
  • Glaucoma Secundário: ...
  • Glaucoma Congênito:

Glaucoma primário de ângulo aberto: Este é o tipo mais comum dos glaucomas. Um problema no sistema de drenagem interno do olho faz com que a pressão intraocular fique suficientemente alta, com a consequente lesão do nervo óptico.

No glaucoma de ângulo fechado crônico, a pressão ocular aumenta lentamente, e os sintomas geralmente começam como no glaucoma de ângulo aberto. Algumas pessoas podem apresentar vermelhidão nos olhos, desconforto, visão turva, ou uma dor de cabeça que diminui ao dormir.

No glaucoma de ângulo aberto, a drenagem está comprometida por uma disfunção da malha trabecular, sem interferência da íris (nesse caso, o ângulo então está aberto). O glaucoma de ângulo fechado é menos frequente que o de ângulo aberto, mas tem um prognóstico pior (maior risco de cegueira).

O ângulo fechado é um tipo de glaucoma menos comum. Nele a pressão do olho aumenta de forma abrupta. Isso acontece porque a saída de humor aquoso é bloqueada repentinamente, causando sintomas prontamente e exigindo cuidados urgentes.

O exame de Gonioscopia serve para classificar o tipo do Glaucoma, verificando o ângulo da câmera, no encontro da íris e córnea. Dois colírios são pingados nos olhos do paciente, que ficará com a visão embaçada, devendo olhar dentro de uma lente em forma de cone.

Gonioscopia. A gonioscopia é um exame feito para avaliar pacientes com diagnóstico já confirmado da doença. Portanto, serve para avaliar a gravidade do glaucoma identificado, bem como para determinar o tipo de glaucoma do paciente, de forma que seja possível encaminhar o tratamento específico adequado para cada um.

Quando o problema não é tratado, o glaucoma pode levar ao dano permanente do disco óptico da retina, o que causa uma perda progressiva no campo da visão e pode até mesmo progredir para a cegueira permanente. É por este motivo o glaucoma é um problema que deve ter toda a atenção.

Sintomas da pressão intraocular elevada

  1. Redução da visão periférica.
  2. Dor intensa nos olhos.
  3. Dor de cabeça.
  4. Vermelhidão nos olhos.
  5. Dificuldades para enxergar.
  6. Náusea e vômito.
  7. Aumento de tamanho das pupilas.
  8. Visão turva e embaçada.

QUAIS SÃO AS CAUSAS? O glaucoma surge preferencialmente em pessoas com predisposição genética, após cirurgias oculares, uso de medicações com corticóide e depois de outras doenças oculares como uveíte, retinopatia diabética, oclusão venosa, dentre outras.

Nesses estágios mais avançados, há redução do campo visual (diminuição da visão periférica) e/ou visão turva. Diferentemente do Glaucoma de Ângulo Fechado, ele não apresenta dor nos olhos e, por isso, pode ser chamado de uma doença silenciosa.