Quem tem gastrite pode ser curado?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Muitos pacientes vêm ao consultório para uma primeira consulta querendo saber se a gastrite crônica tem cura. É compreensível: os efeitos na qualidade de vida de quem sofre com essa doença são grandes. A resposta é simples: não há cura completa, mas há como eliminar todos os sintomas.

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Sim. O tratamento é longo, requer disciplina mas é efetivo. O acompanhamento regular avalia a melhora e reduz a recorrência, pois o tratamento da gastrite não é apenas medicamentoso. Ele inclui melhora da alimentação do paciente, evitando consumir condimentos, pimentas, embutidos e enlatados que precisam ser mantidos.

Uma vez que a causa da gastrite sai de cena, seja ela qual for, a pessoa fica curada em no máximo três semanas. Esse é o prazo necessário para o estômago recuperar suas rugosidades naturais, destruídas pela agressão.

A gastrite pode ser curada e o seu tratamento envolve medidas simples e conservadoras, à base da mudança de hábitos, adequações alimentares e medicamentos. Sendo assim, caso você também sinta desconfortos, principalmente após as refeições, procure um gastroenterologista.

A dor da gastrite pode vir acompanhada de azia ou queimação, se houver retorno do suco gástrico por defeito no esfíncter, uma estrutura muscular que controla a comunicação entre esôfago e estômago. A azia costuma piorar quando a pessoa se deita depois de refeição mais volumosa ou rica em gorduras.

Gastrite crônica é geralmente tratada com medicação do tipo inibidores da bomba de prótons e antiácidos. Estes tratamentos visam neutralizar os ácidos do estômago, e ajudam o revestimento do estômago a se regenerar.

A inflamação que dura por muito tempo é chamada gastrite crônica. Se a gastrite crônica não for tratada, pode durar por anos ou até mesmo uma vida inteira.

Se tem gastrite, evite:
Chocolate. Refrigerante. Sal em excesso. Enlatados.

Quanto tempo demora para o Omeprazol fazer efeito? De uma forma geral, ele começa a ter efeito a partir de 1 hora de seu uso, onde seu pico acontece em até 4 horas, controlando a acidez estomacal pelo tempo de 72 horas.

Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

Ingestão de bebidas alcoólicas. Tabaco. Alergias alimentares. Estresse metabólico (grandes queimaduras, traumas).

Gastrite crônica
Ela surge quando o problema tem uma duração prolongada e pode atingir partes mais profundas da parede do estômago. Sem o tratamento adequado, podem surgir quadros mais graves, como úlceras e câncer.

Entre as causas mais comuns de gastrite, a infecção pelo Helicobacter pylori é um importante agente causador, uma vez que ele tem preferência por se fixar à mucosa gástrica. Essa bactéria tem uma relação íntima com a formação de úlceras e câncer gástrico.

Com o passar do tempo, a inflamação da parede estomacal aumenta, causando ainda mais desconforto, podendo ser considerada como atrofia gástrica. Os principais sintomas sempre vêm acompanhados de mal estar. Indigestão, vômitos, sensação de queimação no estômago e inchaço abdominal são alguns deles.