Quem tem escoliose pode ter filhos?

Perguntado por: ecampos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

SIM!!! Estudos em famílias de pacientes com Escoliose Idiopática (EI) sugerem que essa doença, que pode afetar 2 a 3% das crianças, está relacionada a fatores genéticos, mesmo não sendo possível descrever completamente o padrão de herança e quais os genes responsáveis.

Na maioria dos casos, a escoliose não tende a afetar o desenvolvimento normal da gestação. Ou seja, não tem impacto adverso na gravidez.

A cirurgia para escoliose na gestante é indicada quando o grau de escoliose ultrapassa os 45° na escala de Cobb. Para tal alteração, o parto eutócico é contraindicado. A anestesia de eleição para a cesariana é a raquianestesia.

Escoliose grave e a epidural
Estudos mostram que 30% das gestantes, mesmo apresentando alterações posturais, conseguem realizar um parto normal, com dilatação suficiente para a expulsão do bebê, sem que a escoliose interfira no parto.

“Quem tem escoliose de baixo grau, principalmente, e dependendo do tipo, pode ter uma vida normal, fazendo qualquer tipo de atividade. Praticamente não há contra indicação para prática de atividade física”, afirma o médico.

O que pode piorar a escoliose? A falta de tratamento adequado pode ser crucial para a piora da escoliose. Nesse sentido, o portador tem grandes chances de ter muita dor nas costas, no pescoço, na lombar e comprometimento do nervo ciático, provocando dores que vão para as pernas.

Como existem vários tipos de desvio na coluna, outra dúvida muito frequente é qual o desvio na coluna aposenta. A escoliose, dependendo da gravidade, pode dar direito à aposentadoria, no caso de impossibilitar que a pessoa exerça as suas funções.

Para pacientes com grau de escoliose de 10-20 recomenda-se, geralmente, a realização de tratamento fisioterápico, com exercícios específicos para correção dos desvios vertebrais e eletroestimulação. É fundamental que o plano de exercícios seja elaborado por um especialista, de acordo com as necessidades do paciente.

A técnica consiste em exercícios e posturas que têm como objetivo realinhar a coluna. Em casos considerados muito graves, com curvas acima de 40/45 graus, a escoliose só é corrigida com cirurgia. Normalmente, 50% ou mais de correção é obtida com a intervenção cirúrgica.

Segurada com escoliose congênita tem direito a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência. De acordo com a segurada, ela possui deficiência em grau moderado, possuindo assim direito à um requisito menor para se aposentar.

Carregar excesso de peso nas costas causa escoliose
Mito! Talvez esse seja o mito mais difundido entre as pessoas. É bastante comum ouvir essa afirmação, mas ela não é verdadeira. Carregar peso em excesso causa alterações posturais e fadiga muscular, mas não escoliose.

A escoliose pode ser congênita, ou seja, o indivíduo já nasce com ela, ou pode ser neuromuscular, resultado de algum processo do corpo, como, por exemplo, um crescimento muito rápido e acelerado, resultado da puberdade, ou uma assimetria das pernas que é compensada pelo desvio na coluna.