Quanto custa uma cirurgia para correção de escoliose?

Perguntado por: oresende8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

A cirurgia de escoliose idiopática é um procedimento de grande porte e complexidade, pois se trata de uma alteração na coluna vertebral. Portanto, os custos para esse procedimento podem custar de R $80.000 a 200 mil reais.

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp é um dos hospitais pioneiros no Brasil na realização de cirurgias de escoliose e, ainda, um dos poucos hospitais públicos que realizam este procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A cirurgia de escoliose pode durar de 3 a 5 horas. Depende muito do grau da curvatura, idade do paciente e complexidade da curva.

Os principais riscos da cirurgia de escoliose, especificamente, são: Atingir a medula. Para que isso não ocorra, exames (monitorização neurofisiológica) em tempo real a cirurgia são realizados. Realizar pouca correção ou baixa efetividade, considerando que não há boa flexibilidade de correção das vértebras.

É comum que a maior parte das cirurgias tenha uma duração de 6 horas, mas esse tempo pode variar entre 3 e 12 horas.

Na maioria dos casos é indicado quando atinge valores superiores a 45-50 graus.

Quem tem escoliose pode receber algum benefício? O benefício para pessoas com Escoliose vai depender da gravidade da doença. Se a Escoliose impedir o trabalhador de exercer suas funções e for aprovado em perícia médica, então terá direito ao benefício. A Escoliose é uma deformidade na coluna vertebral.

Este risco é um pouco mais delicado e está associado a diversos outros tipos de intervenções cirúrgicas. Portanto, se você se pergunta se a cirurgia de escoliose é perigosa na questão de infecção pós-cirúrgica, é válido dizer que o risco é baixo, orbitando de 2% a 11%.

O tempo de internação hospitalar total é, geralmente, de 5 a 7 dias. A escoliose causa deformidade no tórax, que pode progredir mais rapidamente quando a pessoa está em fase de crescimento.

As pessoas que passam por uma cirurgia de fusão geralmente voltam à escola ou ao trabalho em 2 a 4 semanas. Elas podem até mesmo voltar a praticar atividades de lazer em poucos meses. Após 9 ou 10 meses, algumas pessoas conseguem voltar, inclusive, a praticar esportes, como ginástica, futebol e basquete.

O pós-operatório da cirurgia de escoliose é doloroso e é muito importante fazer o uso adequado de analgésicos, como indicado pelo médico, mesmo que esteja sem dor ou esta esteja diminuindo. Em geral há uma melhora da dor em 3 a 4 semanas e neste período é importante evitar esforços e carregar peso.