Quem tem glaucoma enxerga de perto?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Embora o Glaucoma leve à perda da visão periférica, na grande maioria dos casos isso não é percebido. Em alguns casos onde a pressão ocular está muito elevada (acima de 40-50 mmHg por exemplo), pode haver dor e embaçamento visual.

Na maioria dos casos, é uma doença assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica, depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar se em visão tubular. Sem tratamento, o paciente fica cego.

A diminuição do campo de visão é mais um sintoma
Ou seja, conforme a doença progride, a visão vai se “afunilando”, de modo que é cada vez mais difícil enxergar o que está ao redor de um ponto central.

Pacientes de glaucoma podem apresentar mais sensibilidade nos olhos em relação à luz e ao brilho do sol. O uso de óculos de sol ajuda, mas é importante que tenham proteção UV. Evitar o estresse, porque em níveis elevados a pupila dilata, podendo levar, em olhos predispostos, a aumento súbito da pressão intraocular.

O glaucoma é uma doença assintomática no princípio, em que a perda de visão se dá em graus mais avançados da doença, quando começa a comprometer a visão periférica, um dos primeiros sinais de alerta. Com o passar do tempo, a visão vai se estreitando ainda mais até se transformar em visão tubular.

De acordo com a evolução da doença, vem a dificuldade na visão central do paciente e o glaucoma pode levar à cegueira. “Infelizmente, o glaucoma não tem cura, mas precisa e deve ser tratado. Com o tratamento adequado conseguimos resguardar a visão do paciente e evitar a cegueira.

É possível viver bem com o Glaucoma!
O importante é se comprometer com hábitos mais saudáveis e realmente aprender como funciona a doença. Para melhor acompanhamento e orientações, agende uma consulta na NeoOftalmo!

Estudo multicêntrico da Harvard liderado por Eli Peli mostra que óculos com lentes de prisma periférico ampliam em 30% o campo visual contra 2% de outras lentes prismáticas em pessoas com glaucoma, retinite pigmentosa ou perda do campo visual provocado por acidente vascular cerebral, tumor ou trauma.

Ingerir uma quantidade grande de líquido de uma só vez e sem pausa para respirar pode ser uma prática perigosa para quem tem glaucoma. Isso causa grande produção de humor aquoso rapidamente, porém esse líquido será drenado lentamente. Isso pode causar o aumento da pressão intraocular.

O glaucoma pode ser controlado, caso o tratamento seja seguido com consciência e disciplina pelo paciente. É importante a realização de exames de rotina como a verificação da pressão intraocular, campo visual e mapeamento de retina, fundamentais para evitar a progressão da doença e a perda visual.

“Na presença do glaucoma, o campo de visão pode já estar mais restrito. Ao dividirmos a atenção com o celular, dependemos ainda mais da visão periférica, que é justamente a mais afetada pela doença, por isso o paciente nunca deve utilizar o telefone ao volante”, reforça Nara.

? Mito! Pode ficar tranquilo.

QUAIS SÃO AS CAUSAS? O glaucoma surge preferencialmente em pessoas com predisposição genética, após cirurgias oculares, uso de medicações com corticóide e depois de outras doenças oculares como uveíte, retinopatia diabética, oclusão venosa, dentre outras.

Tipos de Glaucoma

  • Glaucoma crônico de ângulo aberto: 80% dos casos de glaucoma são do tipo crônico de ângulo aberto. ...
  • Glaucoma agudo ou de ângulo fechado: ...
  • Glaucoma de pressão normal: ...
  • Glaucoma Secundário: ...
  • Glaucoma Congênito:

4- Glaucoma
Essa condição pode causar dor de cabeça constante e intensa. O glaucoma não costuma apresentar sintomas iniciais, portanto, se a cefaleia acontecer em uma intensidade muito forte, pode ser que a doença já esteja em um quadro agudo. Há qualquer sintoma de glaucoma, vá até o médico oftalmologista.