Qual é o pior tipo de glaucoma?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

É a variante mais agressiva da doença, sendo considerado um caso de emergência. Pacientes com glaucoma de ângulo fechado podem ficar cegos em questões de horas, já que o problema resulta de uma má formação anatômica que pode abruptamente bloquear o trabeculado.

Tipos de Glaucoma

  • Glaucoma crônico de ângulo aberto: 80% dos casos de glaucoma são do tipo crônico de ângulo aberto. ...
  • Glaucoma agudo ou de ângulo fechado: ...
  • Glaucoma de pressão normal: ...
  • Glaucoma Secundário: ...
  • Glaucoma Congênito:

O glaucoma de ângulo fechado é o mais grave, pois ocorre o bloqueio rápido da passagem do líquido, causando perda de visão.

Quando o problema não é tratado, o glaucoma pode levar ao dano permanente do disco óptico da retina, o que causa uma perda progressiva no campo da visão e pode até mesmo progredir para a cegueira permanente. É por este motivo o glaucoma é um problema que deve ter toda a atenção.

O ângulo fechado é um tipo de glaucoma menos comum. Nele a pressão do olho aumenta de forma abrupta. Isso acontece porque a saída de humor aquoso é bloqueada repentinamente, causando sintomas prontamente e exigindo cuidados urgentes.

No glaucoma de ângulo aberto, a drenagem está comprometida por uma disfunção da malha trabecular, sem interferência da íris (nesse caso, o ângulo então está aberto). O glaucoma de ângulo fechado é menos frequente que o de ângulo aberto, mas tem um prognóstico pior (maior risco de cegueira).

No glaucoma de ângulo fechado crônico, a pressão ocular aumenta lentamente, e os sintomas geralmente começam como no glaucoma de ângulo aberto. Algumas pessoas podem apresentar vermelhidão nos olhos, desconforto, visão turva, ou uma dor de cabeça que diminui ao dormir.

Como é a visão de quem tem glaucoma avançado?

  1. Sensação de precisar de mais luz;
  2. Visão embaçada e dificuldade de identificar objetos e cores;
  3. Sensação de estar olhando por um óculos embaçado;
  4. Enxergar um brilho;
  5. Falta da visão periférica;
  6. Dificuldade em diferenciar contraste;
  7. Campo visual limitado.

De acordo com a evolução da doença, vem a dificuldade na visão central do paciente e o glaucoma pode levar à cegueira. “Infelizmente, o glaucoma não tem cura, mas precisa e deve ser tratado. Com o tratamento adequado conseguimos resguardar a visão do paciente e evitar a cegueira.

A pessoa com glaucoma deve utilizar colírios para sempre.
No entanto, o cuidado deve seguir corretamente a fim de evitar mais prejuízos ao nervo óptico. O medicamento ajuda a controlar a doença e evita que ela progrida.

Posso voltar a enxergar? Não, o glaucoma possui tratamento. Não é possível reverter os danos do glaucoma e melhorar a visão após a cirurgia, o objetivo é frear a doença e preservar a visão que o paciente possui.