Português

Qual o oposto de descritivo

Às vezes, o descritivo é oposto ao normativo (ao crítico, ao prescritivo), O descritivo é visto, muitas vezes, como um “grau zero” geral, que facilita, por oposição, a discriminação de outros tipos textuais mais marcados, como o poético, o performativo, o psicológico, o explicativo, o normativo.

... Ler mais

Como se escreve descreve

A grafia correta é descrever. A palavra em questão é classificada gramaticalmente como verbo, pois exprime a ação de detalhar, relatar características, esboçar, desenhar, narrar.

... Ler mais

O que é concordância nominal para o 4 ano

nesse caso a concordância nominal é uma concordância em gênero masculino ou feminino e em número plural ou singular Olha esses exemplos aqui um pacote. talentosa divertidos ou pesado.

... Ler mais

Como se faz uma concordância

A concordância nominal é feita entre o substantivo e seu determinante. Concordância nominal é um fenômeno linguístico caracterizado pela concordância em número e gênero de um substantivo ou pronome substantivo com o adjetivo, artigo, numeral, pronome adjetivo ou particípio correspondentes.

... Ler mais

Quem concordância verbal

Quando o sujeito é o pronome relativo quem, o verbo fica na terceira pessoa do singular ou concorda com o antecedente. Meu primeiro projeto sobre o assunto foi apresentado há 20 anos e ninguém quis aprová-lo. Não sou eu quem está atrasando isso — respondeu o senador.

... Ler mais

O que é complemento nominal 10 Exemplos

O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição. Vejamos este exemplo de complemento nominal: Eu tenho medo de filme de terror. Note como “filme de terror” completa o significado do substantivo “medo”.

... Ler mais

O que é função nominal

Como o próprio nome já indica, a função do complemento nominal é complementar o sentido de um nome, ou seja, de um substantivo, geralmente abstrato. O complemento nominal também pode completar o sentido de adjetivos ou de advérbios.

... Ler mais

É proibido concordância nominal

A expressão “é proibido”, bem como “é preciso”, “é necessário”, “é bom”, “é permitido” permanecem invariáveis em gênero (masculino) e número (singular), quando o artigo “a” não aparecer. Assim, observe os exemplos: A entrada de crianças menores de 6 anos é proibida. É proibido falar ao celular neste local!

... Ler mais

Quais são os tipos de conclusão de texto

Na conclusão do seu texto, você pode recorrer à dedução, síntese ou solução, dependendo do que for solicitado na prova.

... Ler mais

Como fazer a conclusão de um projeto

Como fazer uma conclusão de um trabalho?

  1. Faça uma contextualização inicial.
  2. Descreva uma breve conclusão sobre cada seção do trabalho.
  3. Descreva de forma breve a metodologia da pesquisa.
  4. Responda o problema de pesquisa.
  5. Proponha ideias para aprofundar ou continuar a pesquisa.
... Ler mais

O que é uma coerência interna

– Coerência interna é o “fazer sentido“. É a possibilidade de ser compreendido e de se articular com os outro elementos do texto. Se você se propõe a defender uma ideia em sua redação e, em seguida, apresenta elementos que sustentem o ponto de vista contrário, seu texto irá incorrer em incoerência interna.

... Ler mais

O que é uma quebra de coerência textual

Em uma redação, para que a coerência ocorra, as idéias devem se completar. Uma deve ser a continuação da outra. Caso não ocorra uma concatenação de idéias entre as frases, elas acabarão por se contradizerem ou por quebrarem uma linha de raciocínio. Quando isso acontece, dizemos que houve um quebra de coerência textual.

... Ler mais

Como ocorre a coesão

A coesão é resultado da disposição e da correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto. Ela colabora com sua organização e pode ocorrer por meio de palavras chamadas de conectivos.

... Ler mais

O que é coerência e coesão exemplo

A coesão está mais diretamente ligada a elementos que ajudam a estabelecer uma ligação entre palavras e frases que unem as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, estabelece uma ligação lógica entre as ideias, de forma que umas complementem as outras e, juntas, garantam que o texto tenho sentido.

... Ler mais

Como ensinar a argumentar

7 dicas para ensinar seus filhos a argumentar bem

  1. 1) Saber com clareza qual é a nossa postura. Parece óbvio, mas não é. ...
  2. 2) Determinar as mensagens chave. ...
  3. 3) Colocar por escrito. ...
  4. 4) Ouvir com atenção. ...
  5. 5) Usar dados e exemplos. ...
  6. 6) Utilizar uma linguagem respeitosa. ...
  7. 7) Usar uma linguagem gestual adequada.
... Ler mais

Qual é a origem da palavra argumento

A definição e tipologia do argumento. Etimologia da palavra argumentação, de origem latina “arguere” que significa: mostrar antes de demostrar; apresentar antes de provar. Pode ser considerado também como afirmação que participa da persuasão.

... Ler mais

Qual é a diferença entre persuadir e argumentar

Argumentar é a arte de convencer e persuadir, é entender a razão do outro, demonstrando, provando; significa não estar contra o outro e sim junto ao outro.

... Ler mais

O que é uma estratégia argumentativa

Estratégias argumentativas são mecanismos fundamentais para que a sua redação – se a proposta for um texto opinativo, por exemplo – alcance o seu objetivo: defesa de posicionamento. Em um texto de opinião, nosso objetivo é apresentar e defender um posicionamento crítico.

... Ler mais

Como usar texto argumentativo

O objetivo do texto argumentativo-dissertativo é convencer o receptor das ideias apresentadas pelo autor. Assim, o primeiro passo é buscar conhecimento sobre o tema. Também é preciso ter em mente que argumentar não é informar, mas convencer o leitor por meio de argumentos convincentes, baseados em fatos.

... Ler mais

Qual a linguagem de um texto argumentativo

A linguagem utilizada normalmente é impessoal e objetiva.

... Ler mais