História

Como o neoliberalismo impacta na relação capital e trabalho

As relações estabelecidas entre o capital e o trabalho provocam a exploração e a alienação do trabalhador, de uma vez que o sistema capitalista resolve separar o produtor dos seus meios de produção, surgindo à expropriação do trabalhador que transformado em assalariado vende sua força de trabalho em troca de um salário ...

... Ler mais

É correto afirmar que o neoliberalismo defende

Resposta correta: c) Reduzir a intervenção do Estado na economia. O neoliberalismo tem como principal objetivo reduzir a intervenção do Estado na economia, favorecendo a livre iniciativa e a livre concorrência.

... Ler mais

Como era a sociedade do Estado neoliberal

Os teóricos neoliberais acreditavam que a peça fundamental da economia de um país era o controle dos preços. Seria necessário que o Estado mantivesse o equilíbrio dos preços através da estabilização financeira e monetária, com a adoção de políticas econômicas anti-inflacionárias e cambiais.

... Ler mais

Como a política neoliberal influenciou o processo de globalização no Brasil

A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.

... Ler mais

Quem teorizou o liberalismo

O filósofo John Locke, do século XVII, é muitas vezes creditado como fundador do liberalismo como uma tradição filosófica autônoma.

... Ler mais

Em que contexto surgiu o liberalismo

O liberalismo teve início no século XVII e se destacou no século XVIII durante o iluminismo. Ele se posicionava contra o mercantilismo e a intervenção do Estado na economia. Sendo assim, durante o século XIX, o liberalismo foi dominante na política e na economia.

... Ler mais

Qual foi a crise do liberalismo

A Crise de 1929, ou Grande Depressão, foi o colapso do capitalismo e também do liberalismo econômico. Ficou conhecida como uma crise de superprodução. A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920.

... Ler mais

Quais são as vantagens do liberalismo

Entre as principais vantagens citadas estão:

  • A diminuição da máquina pública: com a redução dos serviços prestados por ela;
  • A melhoria dos serviços privatizados;
  • O fluxo contínuo e livre de capital internacional;
  • A promoção do enriquecimento individual das nações.
... Ler mais

Quem defende o liberalismo econômico

Adam Smith (1723-1790) é o principal pensador do liberalismo econômico. Outro importante nome do liberalismo econômico é David Ricardo (1772-1823).

... Ler mais

O que significa democracia liberal

A democracia liberal ou democracia constitucional é uma forma de governo na qual o Estado é regido e limitado por um texto constitucional que garante a existência de pesos e contrapesos e amplos direitos políticos e liberdades civis aos cidadãos, como liberdade de associação, liberdade de reunião, liberdade de ...

... Ler mais

Por que Locke é considerado o pai do liberalismo

Como filósofo político, Locke pode ser considerado um precursor da democracia liberal, dada a importância que atribui à liberdade e à tolerância. O que estava em jogo era, obviamente, a tolerância religiosa, contra os abusos do absolutismo.

... Ler mais

O que foi o liberalismo de John Locke

Locke propôs que o Estado deveria intervir o mínimo possível na vida das pessoas, atuando apenas como juiz para a resolução de conflitos. Assim, nasce a ideia de que todos os indivíduos são iguais perante as leis, sem privilégios, como os atribuídos anteriormente à nobreza.

... Ler mais

O que é ser burguês

A burguesia consiste na classe social dominante dentro do sistema capitalista. Trata-se, na prática, daquele grupo de pessoas que detém os bens de produção ou o capital.

... Ler mais

Quem são os proletários

Os proletários eram os homens sem posses, que tinham seus filhos (sua prole, daí a origem da palavra proletário) como única coisa a oferecer ao Império para que servissem no exército imperial. No século XIX, o termo foi ressignificado.

... Ler mais

O que o capitalismo trouxe de bom

Há uma maior abundância de recursos, possibilidades, menos pobres, menos miséria. Atualmente vivemos o melhor momento da história da humanidade, com menos pobreza e mais riqueza. O capitalismo proporcionou esta geração de riqueza, esta conexão entre as pessoas.

... Ler mais

O que é um país capitalista

Um país capitalista é aquele que tem a economia e a política baseadas em três pilares: economia de mercado; propriedade privada; acúmulo de capital.

... Ler mais

Que sistema econômico surgiu com o fim do feudalismo

Segundo os principais teóricos e economistas, o capitalismo surgiu como um modelo econômico na transição do período medieval para a Idade Moderna. O capitalismo é, portanto, a superação do modo de produção feudal.

... Ler mais

Qual foi a origem do capitalismo

A origem do capitalismo está atrelada à decadência do feudalismo e, consequentemente, à ascensão de um modelo econômico baseado no acúmulo de capital privado. Nesse contexto, tornou-se fundamental o surgimento da burguesia, classe econômica formada por detentores de capital, como os comerciantes.

... Ler mais

O que era antes do capitalismo

O sistema capitalista começa a surgir com a decadência do sistema de produção vigente até então: o feudalismo. O feudalismo teve início no século V e durou até o século XV, quando o capitalismo começou a tomar forma.

... Ler mais

Qual era a religião na sociedade feudal

Igreja Católica

A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval.

... Ler mais