Filosofia

Qual a diferença de ecocentrismo e biocentrismo

ok ea terceira doutrina filosófica seria o ecocentrismo que coloca como objeto da proteção o. planeta terra então as normas sobre direito ambiental elas visam proteger todo o planeta terra isto é todos os seres e fatores bióticos são aqueles que têm vida.

... Ler mais

Qual é o principal objetivo do Renascimento

Importante período cultural da história europeia, o Renascimento retomou as influências da Antiguidade para se contrapor à produção cultural da Idade Média. O Renascimento seguiu uma perspectiva antropocêntrica, tendo o homem como centro do Universo e medida de todas as coisas.

... Ler mais

O que defendia o Renascimento

As características do renascimento apontam que o movimento tinha caráter filosófico, artístico e literário simultaneamente. A valorização do humanismo, da razão, do antropocentrismo e do conhecimento científico são marcas do movimento.

... Ler mais

O que é naturalismo e hedonismo

O naturalismo afirma que as propriedades morais podem ser explicadas em termos de propriedades naturais. Um exemplo recorrente de teoria naturalista é o hedonismo ético. O hedonismo ético sustenta que o bem último é o prazer e que todas as coisas que produzem prazer são boas.

... Ler mais

O que vem a ser o humanismo

Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas.

... Ler mais

Que defendia o teocentrismo

A palavra teocentrismo vem do grego theos, que significa Deus, e kentron, que significa centro. A doutrina ou filosofia teocêntrica consideram Deus como o centro de todo Universo, responsável pela criação do mundo e de todas as coisas nele existentes.

... Ler mais

Quantos Renascimento existem

O Renascimento dividiu-se em três fases: Trecento (século XIV ou os anos trezentos); Quattrocento (século XV ou anos quatrocentos); Cinquecento (século XVI ou anos quinhentos).

... Ler mais

O que é Renascimento resumo grande

O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações econômicas, o Renascimento reformulou a vida medieval e deu início à Idade Moderna.

... Ler mais

O que é Deus para os humanistas

O humanista, seja ele ateu ou religioso, ela não exclui Deus da representação do mundo, mas pra ele, Deus não é a autoridade suprema a partir da qual ela cria seus valores, essa autoridade é o homem. Os valores humanos são subjetivos e, sendo assim, podemos optar por eles.

... Ler mais

O que significa alteridade na escola

A alteridade pode ser definida como o reconhecimento da individualidade e das especificidades do outro ou de um outro grupo. A empatia, o respeito e a tolerância são termos relacionados à alteridade, pois é com esses conceitos que se consegue respeitar o próximo e agir de maneira saudável nas relações.

... Ler mais

Qual a importância da alteridade na religião

Entendemos a partir dessas diferenças que a espiritualidade tem como um de seus pilares a alteridade, e que a religião lança mão de uma comunicabilidade de forma diferenciada tendo como parte principal dessa comunicação o sagrado que se traduz em seus símbolos, mitos, ritos, textos sagrados e doutrinas.

... Ler mais

É comum o pensamento de que alteridade e empatia

Segundo Nicola Abbagnano, lexicólogo que publicou um imenso dicionário de termos filosóficos, alteridade significa “ser outro, colocar-se ou constituir-se como outro”. É comum o pensamento de que alteridade e empatia são sinônimos, porém são termos diferentes.

... Ler mais

O que é o princípio da alteridade no direito do trabalho

O princípio da alteridade, previsto no artigo 2º da CLT , estabelece que os riscos da atividade econômica não podem ser transferidos ao empregado. Logo, não pode a empresa afirmar que dificuldade financeira é motivo de força maior a ensejar a inadimplência no pagamento das verbas trabalhistas.

... Ler mais

Quais são os três níveis de empatia

Os diferentes tipos de empatia

  • #1 Cognitiva: Entender o ponto de vista do outro. Se refere à ideia mais popular de empatia, relacionada a se colocar no lugar do outro. ...
  • #2 Emocional: Compartilhar os sentimentos do outro. ...
  • #3 Compassiva: Perceber que o outro precisa de ajuda e se colocar à disposição.
... Ler mais

O que significa empatia é um exemplo

Empatia é a capacidade que uma pessoa tem de sentir e se colocar no lugar de outra pessoa, como se estivesse vivendo a mesma situação. A partir da empatia é possivel entender o sentimentos e as emoções do outro.

... Ler mais

Como desenvolver a alteridade

Colocar-se no lugar de outra pessoa e entender que aquele é um ser único em suas características e decisões. Além de buscar saber o significado de alteridade, entender sua presença na filosofia também é uma ótima opção.

... Ler mais

O que é a identidade de uma pessoa

Identidade é a qualidade de idêntico. É o reconhecimento de que o indivíduo é o próprio. É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc.

... Ler mais

O que devemos fazer para conviver com alteridade

Exercer a alteridade, nesse caso, é reconhecer que aquelas pessoas sofreram e que elas saíram de suas terras natais porque foram obrigadas ou porque queriam levar uma vida digna. Exercer a alteridade, nesse caso, é acolher e oferecer o apoio possível a elas.

... Ler mais

O que é um problema epistemológico

O problema epistemológico se institui como questões fundamentais no percurso do pensamento do autor, o que nos dá a entender que esse projeto efetua uma constituição na ordem das razões internas das relações dos conceitos de contingência, experiência e necessidade, ou seja, um campo de possibilidade de sua ...

... Ler mais

Quais são as etapas da epistemologia

A Epistemologia postula que a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do indivíduo como da interação do com seu meio (semelhante as proposições das neurociências), ocorrendo através de 4 fases (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto, operatório formal).

... Ler mais