A todos tem crase?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 6 votos

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase, como em "bom dia a todos". A locução à todos, com o acento, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

e Acabaram de me perguntar se a frase Deus abençoe possui o acento grave indicativo de crase a resposta é não porque primeiro verbo abençoar é um verbo transitivo direto que abençoa abençoa alguém em segundo lugar Este a que aparece aí. é um pronome não é um artigo não é uma preposição. é o pronome.

As pessoas devem escrever "a todos" ou "à todos"? Considerando que a crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”, o correto é "feliz ano novo a todos", sem o acento grave. A justificativa é que “todos” é um pronome indefinido, logo, antes dele não vai artigo.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

O certo é “a todos” , sem crase.

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada.

DizerBom dia a todos” seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso “neutro” que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, “todos e todas” pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

A crase não deve ser usada nas seguintes situações:

  • antes de palavras masculinas;
  • antes de verbos;
  • antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe);
  • antes dos pronomes demonstrativos isso, esse, este, esta, essa.

A forma correta é “desejo um feliz Natal a todos“, sem crase. Neste artigo, vamos mostrar por que não devemos utilizar o acento grave antes de “todos” e vamos explicar quando há crase antes de nomes masculinos.

"BOA NOITE A TODOS" ou "BOA NOITE À TODOS"? Não há crase (mesmo quando o pronome estiver no feminino). BOA NOITE A TODOS! BOA NOITE A TODAS!

Seguindo essa linha de raciocínio, é correto escrever-se "Parabéns às mamães" ou "homenagem às mamães". Quem presta homenagem, presta homenagem a alguém.

A forma correta de escrita é agradecemos a todos de acordo com a Gramática Portuguesa. Ou seja, é escrito sem acento grave em “a” ( sem crase ). Na expressão agradecemos a todos a palavra “todos” é um pronome indefinido plural e significa todas as pessoas.

Na frase “Bom trabalho á todos!”, o termo “todos” não possui gênero. Portanto, não possui artigo definido associado. Há apenas a preposição “a”. Portanto, a frase fica da seguinte forma: “Bom trabalho a todos!”